Terça, 21 Mai 2024

Isenção de multas ambientais e poluição do ar estão na pauta de audiência pública na Ales

Na próxima quarta-feira (24), às 19 horas, uma audiência pública discutirá o tema “Qualidade do ar e seus mecanismos de controle” no Plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa (Ales).

 
A audiência foi convocada pelo deputado Gildevan Fernandes (PV), que embora seja o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, não conduzirá os debates. Missão que caberá aos representes da Ong SOS Espírito Santo Ambiental. O secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Salomão e o presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Cláudio Denícoli, também participam da audiência.
 
Em fevereiro deste ano, Gildevam já favia se recusado a convocar a secretária para uma audiência pública. A SOS Ambiental, autora do pedido, queria explicações sobre a atuação do Iema na polêmica com a Associação de Servidores do órgão (Assiema), que produziu um relatório evidenciando uma prática de favorecimento a empresas por parte da direção do instituto. A prática estaria desestimulando a aplicação de multas, promovendo grande assédio moral com os técnicos e atuando sem transparência. À época, o deputado afirmou que não haveria “fatos específicos” para justificar a convocação da secretária Patrícia Salomão.
 
 
Entretanto, um documento foi protocolado contrapondo a opinião do deputado. Nesse novo documento, o grupo reuniu diversos registros de denúncias feitas ao Iema com relação aos grandes prejuízos ambientais causados pelas poluidoras do Estado.
 
 
Um farto material apoiado em relatórios e fotografias já foi apresentado pelo SOS Espírito Santo Ambiental ao Iema, que não respondeu às denúncias. Um dos pontos criticados no relatório é o lançamento indiscriminado de pó preto pelas poluidoras ArcelorMittal e a Vale sobre a Grande Vitória.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/