Sábado, 27 Abril 2024

Moradores reclamam de lixo após festas na Praia de Camburi

Moradores reclamam de lixo após festas na Praia de Camburi
Os moradores das proximidades da Praia de Camburi, em Vitória, têm se incomodado há meses com o lixo que fica acumulado no Quiosque 1, próximo à Ponte da Passagem, após as festas que acontecem no local, sobretudo nas noites de sábado.
 
Paulo Pedrosa, presidente da Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), ressaltou que “as pessoas esquecem o compromisso que têm com o meio ambiente” ,e muitas vezes, as lixeiras são pequenas e insuficientes para tamanha quantidade de lixo gerada no local. Além das vendas das mercadorias nos quiosques, o lixo também é consequência da venda de gêneros alimentícios feita por vendedores ambulantes, que trabalham nos dias de festa.
 
Pedrosa apontou ainda que a praia já está suja por conta de outros eventos que ali aconteceram e o lixo gerado nas festas do Quiosque 1 agravam a situação. Ele ainda apontou que, enquanto a equipe de limpeza da Prefeitura não chega, na manhã seguinte, para fazer a limpeza do local, o passivo se dispersa e atinge desde o mar até o asfalto, chegando à rede pluvial. No mar, resíduos sólidos como sacolas e pequenos materiais plásticos podem ser engolidos por tartarugas, peixes e aves marinhos, causando a morte desses indivíduos, ou podem atingir o corpo desses animais, causando deformidades.
 
A Secretaria de Serviços da Prefeitura de Vitória informou que a limpeza na orla de Camburi é feita diariamente por uma equipe de garis, das 6h às 9h, mesmo em dias chuvosos; e que partir da próxima quinta-feira (21), mais um reforço de limpeza será feito por uma equipe de 30 garis, que limparão a praia de 14h20 às 21h20. Segundo a secretaria, para preparar a praia para o domingo e início de semana, houve intensificação da limpeza aos domingos e segundas-feiras, com uma equipe de 40 garis que percorrem a praia em duas frentes: uma saindo do píer de Iemanjá e outra do ponto em frente ao bairro Jardim Camburi, no mesmo horário. 
 
A Secretaria também comunicou que a equipe de fiscalização aborda rotineiramente comerciantes e ambulantes e faz vistoria nas praias do município, multando em caso de irregularidade. Ainda informou que foram colocadas 40 novas lixeiras de manilha na areia e que mais 30 serão instaladas até o final do ano.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/