Sábado, 27 Abril 2024

Começaram 'bem'

ricardoferraco_agenciasenado Agência Senado
Agência Senado
O vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), já entrou na chapa de Renato Casagrande (PSB) na disputa de 2022 com o futuro desenhado. Além do cargo para o qual foi eleito, seria nomeado secretário de Desenvolvimento e, como se já não fosse suficiente, daria direção a outras duas pastas, Meio Ambiente e Agricultura. Um supersecretário, à frente de áreas inclusive conflituantes em demandas e impactos ambientais e sociais. A chegada de Felipe Rigoni (União) ao comando da Seama já foi debaixo de críticas por entidades e ambientalistas, exatamente pelas contradições de sua atuação como deputado federal em questões afins. Passado pouco tempo da posse, também não fez questão de estabelecer relações com os servidores, como apontado pela associação representativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Assiema), nessa quarta-feira (29). Nunca um secretário havia deixado de se apresentar à categoria. Sintomático, falta de tato? De fato, chama atenção! Rigoni, só para lembrar, foi uma escolha de Casagrande, com anuência de Ferraço. No outro caso, tratou-se de indicação exclusiva do supersecretário, que buscou um nome conhecido e que já havia passado pela Seag, Enio Bergoli. As resistências não ecoaram para fora do mercado de imediato, como ocorreu com Rigoni, mas agora surgem ruídos no mercado político. As queixas foram externalizadas durante votação na Assembleia Legislativa nesta semana que aprovou a restruturação e criação de cargos da secretaria, pelo próprio presidente, Marcelo Santos (Podemos). "Tem reclamações de tratamento da Seag com os colegas deputados, é bom deixar esse registro", enfatizou, acrescentando em seguida que se estendem ainda a "prefeitos, vereadores e outros". Rápido, hein?!

Vitrine
O deputado estadual Pablo Muribeca (Patri), ex-vereador da Serra, não vai parar de denunciar e colocar no centro das atenções a área de saúde do município onde tem reduto. Ele já abriu fogo contra a gestão do prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e, agora, conseguiu instalar a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Capixaba. Muribeca é o presidente e Zé Preto (PL) o vice. Vai deitar e rolar, sim ou com certeza?

Acomodação
Neto Barros (PCdoB), ex-prefeito de Baixo Guandu (noroeste do Estado), recebeu nova acomodação. Atua agora ao lado do secretário de Ciência e Tecnologia, o ex-deputado estadual Bruno Lamas (PSB). O ato de nomeação para o cargo de subsecretário da pasta foi publicado nessa terça-feira (28).

Distorções
A desigualdade de gênero e os elevados índices de violência e feminicídio registrados no País e no Estado indicam, cada vez mais, a urgência de se pensar e executar políticas públicas específicas para as mulheres. Impossível negar essa realidade, certo? Não para os deputados bolsonaristas do Estado, que não só negam como tentam desvirtuá-la, como fizeram nas sessões dessa e quarta-feiras (28 e 29) da Assembleia.

Distorções II
Os discursos começaram na votação sobre a criação da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), aprovada por 18 votos a 5, que apenas torna permanente a pasta já comandada por Jacqueline Moraes (PSB), e renderam até o outro dia. Um festival de desinformação e, porque não dizer, bizarrices?!

Oi?
Uma pasta específica, com estrutura e recursos próprios, é reivindicação antiga e mais do que urgente. Mas Callegari (PL) tratou como "demagogia", "hipocrisia" e "cabine de empregos". Lucas Polese (PL) chegou a sugerir uma Secretaria dos Homens. E Alcântaro Filho (Republicanos) deturpou o significado de feminismo e chamou de "pauta demoníaca" e "movimento direto do inferno".

Poupe-nos!
Mulheres morrem todos os dias – uma a cada seis horas - apenas por serem mulheres; os índices de feminicídios são assustadores; não ganham os mesmos salários que os homens exercendo as mesmas funções; estão bem longe de ocupar igualmente os espaços de poder; exercem duplas, triplas jornadas...poderia preencher essa coluna toda com os pontos que permeiam essa questão. Porque sim, são claros, evidentes, óbvios. Tapar os olhos, inverter a lógica, é inadmissível.

Repúdio
Após a votação, Jacqueline Moraes postou nas redes sociais: "Parabenizo os deputados e deputadas que votaram imersos no bom senso e repudio os misóginos. À luta!". Adendo: homens que votaram a favor, com discurso por isonomia e reflexão-ação masculina: João Coser (PT) e Lucas Scaramussa (Podemos).

Nas redes
"Boa notícia! O Ministério dos Transportes divulgou hoje [quinta, 30] o edital para elaboração do projeto de duplicação da BR 262. Obra fundamental para o desenvolvimento logístico do ES. Agradecemos ao ministro Renan Filho e ao presidente Lula por atenderem prontamente ao apelo dos capixabas". Renato Casagrande, governador pelo PSB.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 1

Alvaro em Domingo, 09 Abril 2023 21:12

O anuncio do governo federal de abertura de licitação para elaboração de projeto de duplicação da BR 262 deve ser a versão 25!. entra governo e sai governo e toma gastar dinheiro com elaboração de projeto. Manjado esse jogo!

O anuncio do governo federal de abertura de licitação para elaboração de projeto de duplicação da BR 262 deve ser a versão 25!. entra governo e sai governo e toma gastar dinheiro com elaboração de projeto. Manjado esse jogo!
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/