Sexta, 17 Mai 2024

Reforma Agrária Popular é tema de seminários e debates na Ufes

Reforma Agrária Popular é tema de seminários e debates na Ufes
Para aproximar o debate sobre o projeto de Reforma Agrária Popular da realidade universitária e do mundo acadêmico, serão realizados na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), seminários que discutirão o modelo de desenvolvimento no campo do Brasil. A programação faz parte da 1º Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que acontece ao longo de todo o mês de abril, nas mais de 50 universidades brasileiras que têm parceria com o MST.
 
A atividade é realizada paralelamente à Jornada Nacional de Lutas de Abril, realizada anualmente pelo MST em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, de 17 de abril de 1996, quando manifestantes do MST que realizavam uma marcha até a capital do Pará, Belém, foram reprimidos por soldados. Segundo o MST, consta nos autos processuais, denunciado pelos advogados da Policia Militar, que a operação militar foi custeada com recursos da mineradora Vale. Foram 21 vítimas fatais do massacre, sendo que outros 69 feridos tiveram sequelas que impossibilitam o trabalho no campo.
 
A professora Renata Couto Moreira, do Departamento de Economia da Ufes, explica que é necessário mobilizar os estudantes e professores em torno do debate sobre a reforma agrária e alertar sobre a necessidade de uma mudança política e econômica no campo brasileiro. Além disso, detalha, será a todo momento lembrada a oposição entre o modelo de produção da agricultura familiar, que gera empregos, alimentos saudáveis e é aliado à preservação ambiental, e o modelo do agronegócio, que exclui o trabalhador, utiliza agrotóxicos, representa os transgênicos e tem foco nas exportações e no lucro. A necessidade de uma reforma agrária popular será amplamente debatida.
 
Nesta quinta-feira (24), haverá uma palestra sob o tema "Crise Mundial e Política Econômica no Governo Dilma", ministrada pelo professor Fabrício de Oliveira, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Ufes. A palestra acontece a partir das 9 horas no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.
 
Na sexta-feira (25), será realizado no prédio da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) o seminário “Devastação da Natureza e Economia Verde”, que contará com diversas palestras e oficinas sobre as políticas e a economia campesinas no Brasil. No mesmo dia, será realizada uma mostra fotográfica em homenagem aos 30 anos de luta pela terra no Brasil que, inclusive, enfoca a violência com que são tratados os militantes do campo. A expectativa de público para as palestras é entre 100 e 150 pessoas.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/