Segunda, 29 Abril 2024

Alckmin cumpre agenda no Estado e estreita relações com setor produtivo

geraldo_alckmin_heliofilho_secom Hélio Filho/Secom

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), cumpriu nesta quinta-feira (27), em Vitória, mais uma agenda de sua atuação como interlocutor do Governo Lula com setores historicamente de oposição ao PT. Também ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, foi recebido pelo governador Renato Casagrande (PSB) e participou do primeiro embarque de lítio no país, além de assinar a resolução que aprova a criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, no norte do Estado.

O polo industrial ficará sob a responsabilidade do Grupo Imetame, conglomerado de empresas que atua nas áreas de logística, petróleo e gás, e com histórico de impactos socioambientais no Espírito Santo.

Juntamente com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), bolsonarista opositor do governo federal, Alckmin comandou o embarque de 30 toneladas de lítio verde embarcadas para a China, que são procedentes de jazidas localizadas no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o que justifica a participação de Zema no evento. 

Hélio Filho/Secom

Pela manhã, o vice-presidente teve um encontro com o vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), do qual participaram representantes do Fórum de Entidades e Federações (FEF), formado por membro da ONG ES em Ação e pelas federações da Agricultura e Pecuária (Faes), do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), dos Transportes (Fetransportes) e das Indústrias (Findes). O bloco tem papel destacado nas articulações políticas do Espírito Santo.

Lideranças políticas marcaram presença no evento, como o senador Fabiano Contarato (PT), os deputados federais Helder Salomão e Jackeline Rocha, também do PT, Gilson Daniel (Podemos) e Paulo Foletto (PSB), e ainda o subsecretário de Desenvolvimento, Ricardo Pessanha.

A visita de Alckmin ao Estado ocorreu a convite da Findes, na celebração de 65 anos de fundação, em agenda desenvolvida com o governo do Estado. Pela manhã, ele também foi recebido por Casagrande e Ricardo Ferraço, elo do governo estadual e o setor empresarial, para um café no Palácio Anchieta.

Lítio verde

O mineral é empregado na produção de baterias de veículos elétricos, área em que a China se expande, já com uma indústria para a produção desses veículos no estado da Bahia, dentro das novas tendência de geração de energia limpa.

O vice-presidente disse, ao discursar no Porto de Vitória, que o futuro terá cinco letras: L-I-T-I-O: "É um dia histórico na exportação do lítio verde, com carbono zero, sem barragem no tratamento de resíduo". Ele acrescentou que "o reino animal inspira 79% de nitrogênio e 21% de oxigênio. Ao expirarmos, ao invés de devolver os 21% de oxigênio, devolvemos 16%, e 5% é gás carbono".

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/