Sexta, 17 Mai 2024

Assembleia e governo avançam no acordo para pagamento dos 11.98%

Assembleia e governo avançam no acordo para pagamento dos 11.98%

O clima na Assembleia Legislativa, na sessão ordinária desta terça-feira (5), foi bem diferente da solenidade de instalação dos trabalhos, na tarde dessa segunda-feira (4). O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), parecia bem mais à vontade na condução dos trabalhos. O motivo foi o avanço nas negociações entre a Assembleia Legislativa e o governo do Estado na busca de um entendimento sobre o polêmico pagamento do retroativo dos 11.98% de reposição salarial aos funcionários do Legislativo, relativos a planos econômicos do governo federal na década de 1990.



O governador recebeu o presidente da Assembleia e a deputada Luzia Toledo (PMDB), presidente da Comissão dos 11.98%, criada no ano passado para intermediar as negociações. A comissão já havia se reunido com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, para discutir o assunto.



Também já havia concluído os cálculos atualizados, com a juada do Tribunal de Contas do Estado, órgão auxiliar da Assembleia. Faltava a cessão de dois auditores do Estado para acompanhar o caso e buscar formas legais de encontrar um entendimento para o impasse.



O governador garantiu aos deputados que marcaria uma reunião o mais rápido possível com o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Júdice, para que o governo possa fazer sua parte na busca do entendimento.



Caso o governo resolva o problema e autorize o pagamento, Ferraço politicamente sai fortalecido em meio a um momento de desgaste político. O demista foi eleito presidente da Casa com o apoio dos servidores da Assembleia, já que defendia essa bandeira. Conseguindo o pagamento do direito aos servidores sairá muito fortalecido não só com os servidores e deputados, mas também no mercado político.

O avanço das negociações por parte do governo pode ser interpretado como uma manifestação de apoio do Palácio Anchieta à gestão de Ferraço, que procura um fato novo de peso para afastar o fantasma da Derrama.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/