Quinta, 26 Mai 2022

Livro sobre marketing político revela segredos de campanhas eleitorais

darlan_campos_cientistapoltico_tatibeling_ales Tati Beling/Ales

"Não se faz mais campanha eleitoral sem profissionalização". A declaração é do consultor em marketing político Darlan Campos, que atua em Vitória, assina um capítulo, e é um dos organizadores de textos de outros 49 autores, junto com o Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (Camp), reunidos no livro Marketing político no Brasil. A obra será lançada no Espírito Santo na próxima terça-feira (31), na Livraria Cultura do Shopping Praia da Costa, em Vila Velha.

Em suas 428 páginas, o livro mostra de que maneira o uso de ferramentas e de linguagem de marketing nas disputas político-partidárias podem influenciar o resultado, e quais os "segredos" de uma boa candidatura. Darlan afirma que o livro aborda como "construir estratégias, produzir conteúdos, contar histórias, apresentar trajetórias, defender propostas e programas de trabalho. Cada vez mais as campanhas precisam de organização e profissionalização. O livro contribui com esse caminho".

O material pretende, ainda, desmistificar e trazer luz à atividade profissional do marketing político. "Nosso papel como consultor em marketing político é contribuir para que todo candidato consiga apresentar seu trabalho, sua história e propostas para um público pré-disposto a ouvi-lo", relata Darlan.

"O objetivo do livro é ajudar o leitor a entender melhor o processo em que ele irá se inserir, que é muito complexo e específico. Buscamos mostrar as prioridades, como contratar profissionais de comunicação e a maneira correta de envolver o eleitorado. Esse conhecimento o torna em um candidato melhor, e consequentemente, um representante mais efetivo", conta o coordenador da obra e presidente do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (Camp).

Ao longo do livro, o eleitor é apresentado a oito eixos: "Planejamento e Estratégia", "Pesquisas Eleitorais e de Opinião Pública", "Processo de Criação", "Formas de Contato com o Eleitor I e II", "Gestão de Crise", "Importância de uma Comunicação Permanente" e "Ética no Marketing Político e Combate às Fake News".

Por conta desses conteúdos, o livro é indicado ainda para jornalistas, advogados eleitorais, assessores, acadêmicos e estudantes. Essa é a terceira obra do autor capixaba, que já assinou os livros: Nas Ruas e Nas Redes - Estratégias de Marketing Político e Marketing Político - Construção de Campanhas Vitoriosas.

A obra teve a coordenação de Darlan Campos, Bruno Hoffmann, Einhart Jácome da Paz, Gil Castillo e Paulo de Tarso da Cunha Santos. Os textos são de autoria de Abel Lumer, Alberto Lage, Alejandro Alvaro, Aline Osório, Augusto Fonseca, Bruno Hoffmann, Cassiano Sampaio, Cila Schulman, Claudio Barretto, Cleber Benvegnú, Daniel Machado, Darlan Campos, David Meneses, Duda Lima, Elaine Wermelinger, Elga Lopes, Emmanuel Publio Dias, Expedito Pessoa, Fábio Bernardi, Fabricio Caruso, Felipe Nunes, Fernando Meireles, Fernando Vieira, Fred Perillo, Gabriel Côrrea, Gil Castillo, Guto Araújo, Hélio Doyle, Hélio Silveira, José Carlos Menezes, José Fuscaldo, Justino Pereira, Karina Terso, Leandro Grôppo, Leurinbergue Lima, Lucas de Ouro, Lula Guimarães, Manoel Canabarro, Marcelo Weiss, Marcus Vinícius Queiroz, Mario Rosa, Maurício Moura, Moriael Paiva, Nara Alves, Paulo de Tarso da Cunha Santos, Renato Dorgan Filho, Ricardo Amado, Tânia Moreira, Tarcísio Dantas e Vitor Colares.

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