Terça, 30 Abril 2024

Bancada do PT contraria posição da Executiva e sofre pressão

Na discussão que se arrasta desde a semana passada na Assembleia Legislativa sobre o projeto de decreto legislativo de autoria do deputado Euclério Sampaio (PDT), que pede a suspensão da cobrança do pedágio na Terceira Ponte, pesou o apoio da bancada do PT na Casa. Mas se há criticas aos deputados que se ausentaram da Assembleia para não discutir o assunto, a pressão sobre os parlamentares que apoiam a matéria também é grande.
 
Ao lado do PMDB, o PT tem a maior bancada da Assembleia e a pressão sobre os cinco deputados vem sendo mantida, já que o grupo tem desequilibrado na discussão. O apoio à matéria foi acordado pelos deputados na noite de segunda-feira (1), no mesmo dia em que o regime de urgência para a tramitação do projeto foi aprovado. 
 
Mas se a bancada fechou questão e anunciou a decisão em plenário, o fato criou problemas internamente. A Executiva do Partido no Estado não é favorável a essa postura, e suas principais lideranças buscam manter o alinhamento com o palanque palaciano, visando à disputa eleitoral do próximo ano. 
 
Essa postura da Executiva levou, inclusive, a uma ocupação da sede do partido, no Centro de Vitória, pela juventude do PT, cobrando apoio do comando petista à postura da bancada na Assembleia em favor da proposta em análise no plenário. 
 
O episódio da votação do decreto legislativo pode mexer com as articulações para a disputa interna do partido. Em novembro, a militância vai às urnas para escolher sua nova direção no Estado. Se o descontentamento da juventude foi levado ao debate interno, pode abalar o favoritismo do ex-prefeito de Vitória João Coser para a presidência do PT. Coser é o principal interessado na manutenção do acordo palaciano, por isso, a movimentação contrária acaba sendo creditada ao ex-prefeito. 
 
A pressão não estaria apenas dentro do PT. Segundo interlocutores, na manhã desta quarta-feira (10), o governo do Estado ainda tentava uma movimentação para demover os cinco parlamentares de votar favoravelmente ao projeto. Mas a investida palaciana não surtiu resultado, já que os parlamentares compareceram à sessão e mantiveram a postura de apoio ao projeto. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/