Domingo, 28 Abril 2024

Candidaturas separadas garantem proporcionalidade na eleição do PT

Candidaturas separadas garantem proporcionalidade na eleição do PT
Os candidatos a presidente do PT capixaba registraram as chapas à presidência do partido no Estado nessa segunda-feira (12). O registro dá início ao Processo de Eleição Direta da sigla, que vai escolher no próximo dia 10 de novembro o novo comando do partido. A expectativa de que houvesse uma união entre os candidatos de oposição ao grupo hegemônico do partido não se concretizou. 
 
Mas a decisão de manter as candidaturas da senadora Ana Rita Esgário, pela tendência Articulação de Esquerda; e do subsecretário de Direitos Humanos Perly Cipriano, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) faz parte de uma estratégia para manter a proporcionalidade na nova direção do partido. Unidos, haveria dificuldade em indicar os representantes das correntes para a nova direção do partido. 
 
Além disso, a candidatura de Perly se faz necessária para que o candidato nacional da tendência, Rui Falcão, tenha um palanque no Estado. De outro lado, o candidato da CNB, o presidente da CUT José Carlos Nunes, aderiu à candidatura do ex-prefeito de Vitória, João Coser, da Alternativa Socialista, que nacionalmente tem como candidato o deputado federal por São Paulo, Paulo Teixeira. 
 
Apesar de terem apresentado candidaturas separadas à presidência do PT, Ana Rita e Perly Cipriano seguem unidos na oposição ao grupo de Coser, que hoje comanda o partido. Ana Rita e Perly querem retomar do diálogo com a militância e mesmo com as diferenças nacionais, as tendências no Estado se unem contra a hegemonia do grupo de Coser no partido, que já dura quase uma década, com as eleições de seus aliados em gestões passadas. 
 
Coser é favorito na disputa e conta com o apoio de lideranças das correntes Democracia Socialista, Independentes e de parte da CNB. Como o voto é direto, o grande número de filiações trazido pela corrente de Coser e das correntes aliadas facilita a consolidação de sua vitória. Mas como a eleição e proporcional, lideranças da Articulação e da corrente lulista de Perly terão voz no novo diretório e na nova executiva, podendo influir na colocação do partido na eleição do próximo ano. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/