Sábado, 18 Mai 2024

Decisão da Justiça favorável a Edson Magalhães reforça estratégia do DEM para 2014

Decisão da Justiça favorável a Edson Magalhães reforça estratégia do DEM para 2014


A decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), que revogou a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (DEM), não “limpou sua ficha” para a disputa do próximo ano, mas deu um fôlego a mais na estratégia do DEM para a eleição proporcional em 2014.



Nos meios políticos, desde a entrada de Magalhães no DEM, há uma expectativa de dobradinha. O ex-prefeito de Guarapari disputaria a eleição para deputado estadual, enquanto Theodorico Ferraço trocaria a Assembleia pela Câmara dos Deputados.  A chapa Magalhães/Ferraço já vem sendo cogitada e temida pelos adversários no mercado.


A vitória parcial na Justiça do recurso de Magalhães contra uma condenação de 1º grau por improbidade administrativa, reduziu a pena aplicada ao ex-prefeito, afastando a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito.



Mas, mesmo com a revogação, a situação eleitoral de Magalhães não está definida, já que parte da condenação de primeiro grau foi mantida, enquadrando-o na Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de políticos com condenações em órgãos colegiados. Mas, como a decisão ainda cabe recurso às instâncias superiores, a expectativa de concretização da movimentação eleitoral segue forte nos bastidores.



Na campanha de Edson Magalhães em Guarapari, no ano passado, Ferraço foi um dos maiores articuladores do ex-prefeito que disputava a reeleição para o cargo e mesmo com a anulação da eleição, pelo entendimento de que ele estaria disputando o terceiro mandato, Magalhães mostrou força política nas urnas.



Por isso, sua candidatura na eleição de 2014 para a Assembleia Legislativa tem sido vista com bastante apreensão pelos adversários. Quando Edson Magalhães se filiou ao DEM começou a correr nos meios políticos a ideia de que Ferraço seria candidato a deputado federal e não à reeleição para a Assembleia, apoiando o aliado para o seu lugar no legislativo.



Ferraço, que foi o segundo deputado mais bem votado para a Assembleia em 2010, é um nome considerado forte para a disputa federal, dependendo da costura de alianças que o DEM articule no próximo ano. Ao lado dele, Magalhães amplia sua base de votos para além de Guarapari, ganhando apoio no sul do Estado, onde Ferraço tem ampla base.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/