Sábado, 04 Mai 2024

Deputados mudam de partido para tentar garantir reeleição

Deputados mudam de partido para tentar garantir reeleição
Na bancada capixaba, as únicas mudanças de partido até esse sábado (5), quando acabou o prazo para as filiações, ocorreram no PDT. O deputado Carlos Manato deixou o partido para comandar o Solidariedade no Estado e o deputado federal Jorge Silva trocou o PDT pelo PROS. 
 
A mudança de partido teve o objetivo de tentar fortalecimento para a disputa do próximo ano. Manato, desde a eleição de 2006, vinha se sentindo isolado dentro do PDT. Sem o apoio da direção do partido, se elegeu, mas já aventava a troca de partido. O deputado tentou migrar para o PP, mas foi ameaçado pela Nacional do PDT de ter o mandato cobrado na Justiça por infidelidade partidária. Com a criação do Solidariedade, o deputado teve a oportunidade de migrar para outro partido sem o risco de perder o mandato.



Já Jorge Silva tinha sua relação com o PDT mais discreta, mas não hesitou em migrar para o PROS, com o oferecimento da presidência regional do partido ao deputado pedetista. 
 
Com a migração, os deputados buscariam uma melhor acomodação em um cenário eleitoral com uma vaga a menos na próxima eleição. Jorge Silva e Manato foram os últimos da lista de eleitos, com 67.262 e 60.700 votos, respectivamente. A coligação foi formada por PRB, PP, PDT, PSC, PR, PHS, PV e PCdoB. 
 
Para o próximo ano, a tendência é de que a disputa seja ainda mais difícil, já que com uma vaga a menos, o cociente eleitoral vai subir bastante. Se os dois partidos disputarem juntos, devem fazer uma vaga. Em 2010 apenas três duas coligações conseguiram espaço na bancada, uma com PMDB, PSB e PT, que levou metade da bancada; outra que levou quatro cadeiras, três para o PDT e uma para o PSC. A última cadeira ficou com a coligação PSDB. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/