Quinta, 25 Abril 2024

Disputa no campo da direita reforça dianteira de Renato Casagrande

motociata_bolsonaro_redessociais Redes sociais
Redes sociais

Os esforços dos pré-candidatos da direita ao governo do Estado para chegar perto do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante sua visita ao Espírito Santo, nesse fim de semana, reforçam os atropelos entre eles e, de outro lado, confirmam a posição de dianteira do governador Renato Casagrande (PSB), revelada na última pesquisa, da Rede Record, em maio deste ano. Deve manter os 44%, com chance de ampliar essa vantagem por conta da retirada da pré-candidatura do senador Fabiano Contarato (PT), na avaliação do mercado político.

A campanha antecipada de Bolsonaro ao Estado, realizada juntamente com a "Marcha para Jesus", provocou polêmica nas redes sociais, em consequência do uso político do evento, agravado com o desfile de um carro alegórico com uma réplica de um revólver. O público evangélico encheu as redes com postagens de protestos, que não obtiveram explicações capazes de justificar o clima belicista do evento, com motociata e culto evangélico, em meio a declarações de cunho religioso. 

Erick Musso (Republicanos), Guerino Zanon (PSD) e Carlos Manato (PL) disputaram os olhares de Bolsonaro, com vantagem para Manato, que manteve o título de candidato representante do presidente no Espírito Santo, apesar da foto conseguida por Erick Musso ao lado de Michelle Bolsonaro, depois de ser barrado de subir ao palanque e alvo de vaias. A dois meses das eleições e em baixa nas pesquisas, os três candidatos mais alinhados a Bolsonaro caminham para enfraquecer a esperada recomposição da direita no Estado.

Audifax Barcelos (Rede) e o ainda indefinido Felipe Rigoni (União) articulam por outras vias. A tendência projetada pelo mercado coloca o candidato da Rede em uma posição mais avançada do que os 6% mostrados na pesquisa, enquanto Rigoni poderá retirar a candidatura e juntar-se a Erick Musso, embora ele negue, por falta de melhor opção: os dois pontuam pouco mais de 3%, distantes dos 12% de Manato e da pontuação de Casagrande.

Nesse domingo (24), Erick Musso confirmou o apoio do Patriota, dirigido no Estado pelo deputado estadual Rafael Favatto, pré-candidato a federal, que terá de administrar as divisões internas, decorrentes da movimentação de alas alinhadas ao governador Renato Casagrande. Com esse apoio, a legenda desembarca da base de apoio ao governo na Assembleia e abraça a corrente do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), cuja vice-prefeita, Capitã Estéfane (Patri), foi anunciada como pré-candidata a federal.

As articulações no Estado seguem no contexto da política nacional e, apesar da queda na pontuação de Bolsonaro em nível geral, ele consegue manter boa aceitação no Espírito Santo. Nesta segunda-feira (25), levantamento do BTG Pactual, produzida pelo Instituto FSB Pesquisa, aponta crescimento de três pontos percentuais do ex-presidente Lula (PT) nas intenções de voto. Ele aparece com 44%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) cai para 31%. Com isso, a diferença entre os dois chega a 13 pontos percentuais.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/