Sexta, 26 Abril 2024

Eleição de Nozinho põe fim a 20 anos de projeto Zanon-Elias

Eleição de Nozinho põe fim a 20 anos de projeto Zanon-Elias

A eleição do pedetista Nozinho Correia (PDT) mostrou a consolidação do crescimento do candidato na reta final da eleição. Mais do que isso, colocou um fim na alternância no poder de seus dois principais adversários: Guerino Zanon (PMDB) e José Carlos Elias (PTB). A disputa foi apertada, mas as ações de Nozinho nas últimas semanas de campanha garantiram sua eleição, com 37.360 votos (46,28%).



Guerino, que teve o apoio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), tentava a reeleição, mas ficou em segundo lugar na corrida eleitoral, com 34.798 votos. A surpresa do pleito foi a baixa votação do deputado estadual José Carlos Elias (PTB), que obteve apenas 5.790 votos.



A alternância de poder entre Elias e Zanon começou na década de 1990 com a eleição de Elias para a prefeitura. Após dois mandatos, ele apoiou Guerino Zanon. Os dois tiveram um racha e na eleição seguinte, o peemedebista disputou e perdeu a eleição para Elias. Em 2008, foi a vez de Zanon dar o troco.



Nessas cinco eleições, a prefeitura foi comandada pelas duas lideranças. Desta vez, porém, a estratégia de Nozinho articulada por uma equipe muito bem preparada para enfrentar a eleição conseguiu mostrar que Nozinho representava uma alternativa viável.



Na reta final, Nozinho adotou algumas ações que garantiram um crescimento forte. Em um município em que o prefeito enfrenta sérios problemas na Justiça e que o ex-prefeito sofreu repetidos episódios de desgastes causados por problemas na Assembleia – ele luta pelo mandato depois que deixou de pagar as custas de um recurso de uma ação em primeiro grau –, Nozinho apresentou uma proposta de que não precisa dos recursos da prefeitura.



Na última semana de campanha, deu uma demonstração de força, arrastando cerca de 10 mil pessoas para um comício no bairro de Interlagos. Outra ação do candidato que causou comentários no município, foi um acordo registrado em cartório se comprometendo a abrir mão do salário de prefeito, e de não usar os veículos da prefeitura, caso fosse eleito.




 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/