Quinta, 02 Mai 2024

Entrada de Magno Malta na corrida ao governo restringe campo de Hartung

Entrada de Magno Malta na corrida ao governo restringe campo de Hartung

A possibilidade de o senador Magno Malta (PR) vir a disputar o governo do Estado no próximo ano restringe o campo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) na eleição. Isso porque, a situação política do peemedebista o colocaria em desvantagem em um embate com o senador. Em 2010, o ex-governador era cotado para a disputa ao Senado, mas acabou desistindo. Para os meios políticos, um dos motivos da desistência foi o fato de ter de enfrentar Magno Malta na disputa.



Fora do sistema político do ex-governador, Magno Malta teria independência para criticar Hartung, e munição não faltaria ao republicano. Como a disputa ao governo tem uma grande visibilidade, a exposição no processo eleitoral seria prejudicial a Hartung.



O embate com Malta no palanque que já não era confortável para o ex-governador  se torna ainda mais temerário para o peemedebista com as denúncias de irregularidades que vêm sendo apontadas no seu governo (2003 - 2010). Este seria um ponto frágil no palanque do ex-governador, que teria questionada a imagem irretocável que foi construída durante seus dois mandatos.



Fora do Palácio Anchieta desde 2010, e com o prestígio político em queda, já testado em 2012, Hartung teria que disputar a eleição do próximo ano para fortalecer sua imagem e garantir seu espaço político. Do ponto de vista jurídico, a imunidade adquirida com um mandato o blindaria, caso as denúncias se transformem em um problema judiciário sério para o ex-governador.



Para os meios políticos, a entrada de Malta coloca definitivamente Hartung na disputa ao Senado no próximo ano, o que causa um outro problema para o sistema político de unanimidade, comandado por ele desde sua chegada ao governo em 2003. Como outros aliados também têm interesse na única vaga de senador em 2014, o ex-governador teria dificuldade para acomodar as forças políticas e limpar o campo de disputa.

 

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/