Domingo, 28 Abril 2024

Evento nacional do PT mira eleições de 2024 para articular sucessão de Lula

joao_coser_leonardo_sa-2067 Leonardo Sá

A uma semana da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo, no próximo dia 15, o PT iniciou nesta sexta-feira (8), em Brasília, os debates de uma das mesas da "Conferência Eleitoral e Programa de Governo PT 2024 Marco Aurélio Garcia". É o ponto de partida para desenvolver as estratégias para as eleições municipais, que irão nortear a sucessão presidencial de 2026.

Como pré-candidato a prefeito de Vitória, João Coser participa do evento, cujo tema central é a "defesa de uma maior aproximação do Partido dos Trabalhadores com as massas populares que são alvos das políticas públicas do governo Lula". O pré-candidato PT em Vitória foi um dos integrantes da mesa redonda coordenada por Viviane Martins, secretária nacional do PT.

Nas exposições e debates, foram apresentadas "experiências na militância e também em cargos eletivos. Todos concordaram que a polarização entre a esquerda e o fascismo bolsonarista ainda é intensa e que o PT tem como grande missão derrotá-los em 2024".

A partir de agora, o presidente Lula, que abriu o ciclo de conferências, inicia uma série de visitas aos estados, retomando a agenda nacional, sendo Vitória uma das primeiras. O presidente vem para inaugurar o Contorno do Mestre Álvaro, obra rodoviária no município da Serra construída com recursos do governo federal e, embora sua agenda ainda não tenha sido divulgada, haverá espaço para reforçar o projeto para eleger João Coser, pela terceira vez, prefeito da Capital.

Em suas redes sociais, Coser afirmou, nesta sexta: "Acabo de encontrar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que confirmou a presença do presidente Lula no Espírito Santo, na próxima sexta-feira, para a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro! Também estive, aqui em Brasília, com o diretor de infraestrutura do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], Fábio Nunes. Conversamos sobre a importância da obra que será inaugurada na cidade da Serra para a mobilidade urbana da Grande Vitória e qualidade de vida dos capixabas".

Um dos objetivos é aumentar a participação do partido, principalmente onde o resultado nas últimas eleições não foi o esperado. A Capital do Espírito Santo, por ser uma das cidades onde o bolsonarismo obteve bons resultados, é relacionada entre as prioridades para as eleições de 2024, com vistas à disputa presidencial. Em 2022, Jair Bolsonaro alcançou 58% dos votos válidos (1,2 milhão) e Lula 41,9% (926 mil).

Organizada pelo PT e pela Fundação Perseu Abramo (FPA), a conferência conta com mais de cinco mil inscrições e reúne, até este sábado (9), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dirigentes, militantes e pré-candidatos do partido de todas as unidades da federação. O objetivo é dar as condições e as ferramentas necessárias para que o PT amplie o volume de prefeituras sob o comando de seus filiados.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/