Terça, 30 Abril 2024

Fiel a Hartung, Euclério abandona bandeira do 'posto fantasma'

Com a proximidade da disputa eleitoral, o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) está retomando o debate pelo fim da cobrança de pedágio na Terceira Ponte, principal bandeira para a campanha deste ano. Apesar de ter mantido o assunto na pauta, a expectativa é de novos ataques contra a concessionária Rodosol, responsável pela administração da ponte e de trechos da Rodovia do Sol (ES-060). O pedetista, porém, não demonstra o mesmo entusiasmo para tratar de outra bandeira de luta de seu mandato: as investigações sobre os gastos com as obras inacabadas do Posto Fiscal São José do Carmo, em Mimoso do Sul.
 
Em recente matéria, Século Diário relembrou a participação decisiva do parlamentar para que o escândalo ficasse conhecido como as obras do “posto fantasma”. Entretanto, o posicionamento de Euclério mudou radicalmente de março do ano passado até hoje. De principal articulador da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o parlamentar se esquiva de fazer comentários sobre o assunto, sobretudo porque o escândalo envolve o ex-governador Paulo Hartung (PMDB).
 
Desde o final do ano passado, circula nos meios políticos a notícia sobre uma possível aproximação do pedetista e o ex-governador. Na gestão de Hartung, Euclério era o único deputado oposicionista da Casa, fato que lhe rendeu um afastamento das “benesses” do Palácio Anchieta e constantes rusgas com a quase unânime bancada governista. No início do governo Renato Casagrande, o pedetista manteve suas investidas contra os atos da administração do peemedebista, que teria o governo de continuidade na gestão socialista.
 
Entretanto, o distanciamento entre Casagrande e Hartung – que podem, inclusive, bater chapa na disputa este ano – também provocou uma mudança de hábito no pedetista, que hoje mira sua artilharia para o atual governo. Além de abrir mão do debate em torno do posto fantasma.
 
Questionado pela reportagem, Euclério nega qualquer tipo de aproximação com Hartung. Ele também nega que tenha indicado cargos para a administração do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM), um dos principais aliados do ex-governador. O pedetista afirma que os cargos foram de indicação do partido. Contudo, as declarações do parlamentar esbarram em suas atitudes recentes no plenário. Hoje, ele engrossa a principal frente de oposição ao governador, juntamente com o deputado Paulo Roberto (PMDB) - "líder" de Paulo Hartung no plenário.
 
Na sessão dessa terça-feira (15), Euclério fez um duro discurso contra Casagrande, no qual acusou o governador de promover uma “retaliação” ao município de Vila Velha. O pedetista saiu em defesa da administração de Rodney Miranda em relação aos problemas no repasse de verbas para as famílias atingidas pelas chuvas de dezembro. “É muito fácil botar uma capa amarela [em alusão ao sobrevoo às áreas alagadas feito pelo governador e a presidente da República, Dilma Rousseff, na ocasião das chuvas] e sair na chuva prometendo ajuda, mas quero ver fazer justiça social com Vila Velha. Você [Casagrande] está discriminando o povo de Vila Velha”, bradou o pedetista.
 
A irritação seria motivada pelo baixo número de beneficiados no município pelo cartão Reconstrução ES – que repassa R$ 2,5 mil para cada família que prove que tenha sido atingida pelas chuvas. Segundo ele, a prefeitura teria repassado o cadastro de 720 famílias, mas deste total só 378 teriam sido contempladas. O pedetista comparou o índice com o município de Viana em que os repasses beneficiaram quase a totalidade das famílias indicadas (em torno de 500). O deputado só omitiu a explicação dado pelo governo de que a prefeitura havia se equivocado na remessa das informações, erro admitido pela própria administração.
 
Aliás, o desempenho da gestão de Rodney – mal avaliado pela população em pesquisa recentemente divulgada pelo jornal A Gazeta – também foi alvo do comentário de Euclério, que se mostrou como um dos principais defensores do prefeito do DEM. Para os bastidores, o resultado negativo de Rodney iria contra o próprio ex-governador.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/