Sexta, 26 Abril 2024

Iriny Lopes faz reflexão sobre eleições de Vitória e do PT

Iriny Lopes faz reflexão sobre eleições de Vitória e do PT

A deputada federal Iriny Lopes (PT), candidata derrotada à prefeitura de Vitória, postou nas redes sociais sua reflexão sobre o processo eleitoral deste ano e as expectativas para o Processo de Eleição Diretas (PED) que escolherá a nova direção regional do partido no próximo ano. Ela falou sobre a manutenção de seu nome na disputa municipal e a necessidade de mobilizar a militância na eleição interna para que seja mantida a essência do partido.



Sobre as movimentações no período pré-eleitoral, que levaram o prefeito de Vitória, João Coser, a defender a candidatura de consenso em torno do palanque do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), sem citar nomes, Iriny falou da importância da manutenção de sua candidatura.



“Muito se falou recentemente de abrir mão de uma candidatura petista na capital capixaba sob o argumento de ‘alternância de poder’, como se fosse democrático decidir em gabinetes quais partidos disputam a eleição”.



Para a deputada, que enfrentou muitos obstáculos internos para se manter na disputa, o conceito correto de alternância de poder é a garantia da diversidade de candidaturas e disputa de ideias e projetos. “Quem decide se determinado projeto continua ou muda é a sociedade. Só a ela – e a nenhuma liderança, cacique ou coronel – cabe o direito da escolha. A isso chamamos de democracia”, afirmou na nota.



A deputada reconhece que a conjuntura política mudou a forma como o partido faz seus acordos e alianças, mas afirma que embora os tempos tenham mudando, a essência do partido não pode ser perdida. Nesse sentido, a deputada destaca a importância do envolvimento dos filiados no PED do partido, em 2013, que para ela é a oportunidade de recolocar a militância como protagonista. “O PT tem gente, militância que não é só chamada pra dizer sim ou não, mas para debater e decidir o futuro do partido e a construção da democracia na comunidade, cidade, estado e país”.



A nota de Iriny reforça nos meios políticos a ideia de que ela vai tentar criar dentro do partido um sentimento de enfrentamento a forma como o PT capixaba vem construindo seu projeto político. O grupo que hoje domina o partido é ligado a Coser. Iriny deve integrar um grupo que tentará a retomada do poder.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/