Quarta, 01 Mai 2024

Lideranças regionais do PMDB criticam manutenção da aliança com o PT

As lideranças regionais do PMDB passaram a tarde desta quarta-feira (14) debatendo os aspectos negativos e positivos da manutenção da aliança com o PT. Alguns presidentes regionais pediram o rompimento com o PT, alegando que a parceria da presidente Dilma Rousseff com o vice Michel Temer fortaleceria os adversários do PMDB em diversas disputas estaduais.
 
Apesar do clima de insatisfação que vem se alastrando no partido, Temer chegou na reunião anunciando o apoio das regionais de São Paulo e Minas Gerais à manutenção da aliança, numa clara demonstração de força. Quem esteve presente à reunião garantiu que Temer adotou um discurso conciliador até que o martelo seja batido na convenção nacional do partido, em junho.
 
Temer teria dito que os diretórios trabalhariam com “certa” autonomia para compor os arranjos da maneira que fosse mais interessante para o PMDB nos estados, mas sempre buscando, na medida do possível, preservar a aliança PT-PMDB. Temer admitiu que ainda haverá situações estaduais a serem apaziguadas, mas afirmou que esses problemas não devem atrapalhar a reedição da chapa nacional PT-PMDB.
 
Espírito Santo
 
O saldo da reunião, a princípio, não afeta as movimentações do PMDB no Espírito Santo. O ex-governador Paulo Hartung deve continuar costurando suas articulações sem se preocupar com a orientação da nacional.
 
Dentro do discurso de “certa” autonomia” de Temer, e diante do isolamento do PMDB capixaba, que vê o palanque do governador Renato Casagrande (PSB) crescendo de tamanho todos os dias, a tendência é que Hartung busque as composições mais vantajosa para sua candidatura, seja com ou sem o PT.
 
Enquanto aguarda as definições do PDT, PSDB e PT, o ex-governador segue com as articulações. Ele quer saber quais das agremiações têm mais a oferecer à sua candidatura. Neste leilão para avaliar quem dá mais, Hartung sabe que PDT e PSDB, neste momento, têm mais balas na agulha. O PT, justamente o partido da preferência de Temer, é o que parece estar mais fragilizado e distante dos planos de Hartung. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/