Sexta, 17 Mai 2024

Mesmo desgastado, Hartung começa a ser ventilado para o governo

Mesmo desgastado, Hartung começa a ser ventilado para o governo

Ainda sem as lideranças entenderem o real motivo de tanta antecipação, começa a ganhar força nos meios políticos a ideia de que o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) possa disputar a eleição ao governo do Estado no próximo ano. Esse comentário tem causado exercícios variados de leitura sobre o processo do próximo ano e tem movimentado os bastidores políticos neste período de férias para muitas lideranças.



Entre as leituras que aparecem sobre a possibilidade, uma delas é a de que a movimentação teria o interesse de tentar inibir a movimentação clara do governador Renato Casagrande na construção de seu palanque para a reeleição no próximo ano.



Outra possibilidade é de que o ex-governador tenta aquecer seu nome para se credenciar no jogo político da sucessão, para poder influir nas movimentações das peças no tabuleiro eleitoral. Ou, ainda, que ao colocar o nome no mercado para a avaliação, Hartung evitaria ações judiciais que que poderiam desgastar o seu prestígio, podendo embarcar no discurso da perseguição política.



Independentemente das intenções, ao antecipar uma possibilidade de candidatura, Hartung estaria conversando com lideranças políticas de forma individual e tocando no assunto de forma sutil. Ao mesmo tempo em que não confirma a entrada na disputa, ele dá asas à especulação enquanto testa o potencial do seu capital político.



O resultado das eleições do ano passado em que os candidatos a prefeito apoiados pelo ex-governador não obtiveram êxito em suas campanhas teria diminuído as chances de Hartung entrar na disputa do próximo ano. Aliado a isso, o episódio da recente prisão de ex-prefeitos aliados de Hartung, na Operação Derrama, como no caso do ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), desgastou ainda mais o prestígio político do ex-governador.



Por isso, para uma parte dos meios políticos, a notícia que vem sendo ventilada é apenas uma tentativa de manter Hartung no jogo político e tentar recuperar o prestígio em queda desde sua saída do governo, em dezembro de 2010.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/