sexta-feira, outubro 11, 2024
23.3 C
Vitória
sexta-feira, outubro 11, 2024
sexta-feira, outubro 11, 2024

Leia Também:

Pré-candidatos a prefeito se articulam em Guaçuí

Marcos Luiz Jauhar tentará a reeleição, e três outros nomes se colocam na disputa

Em Guaçuí, município da região do Caparaó, os pré-candidatos a prefeito intensificam as articulações para a disputa. O atual prefeito, Marcos Luiz Jauhar (Podemos), tentará a reeleição, e há três outros nomes que já se colocaram explicitamente no pleito, representando campos políticos diversos: os ex-prefeitos Vagner Rodrigues (PP) e Luciano Machado (PSB) e o vereador Wanderley Moraes (União).

Em 2020, quando ainda estava no Republicanos, Marcos Luiz Jauhar desbancou a favorita Simone Biondo (então no DEM). Em 2022, ele migrou para o Podemos, onde conta com o apoio do presidente estadual, o deputado federal Gilson Daniel. 

PMG

Ex-policial, Jauhar foi também presidente de instituições como a Associação Comercial de Guaçuí (Acisg) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tendo sido eleito na esteira da onda bolsonarista. Apesar disso, apoiou a reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) em 2022, e não está descartado um acordo com o grupo de Luciano Machado.

Vagner Rodrigues, por sua vez, se filiou ao Progressistas, onde conta com o apoio do deputado federal Da Vitória, presidente estadual da sigla. Rodrigues é ligado à ex-deputada estadual Fátima Couzi (PSDB). Também integra esse campo Simone Biondo, ex-esposa de Vagner e candidata derrotada na eleição majoritária de 2020.

O ex-prefeito Luciano Machado, por sua vez, permanece no Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo um aliado do governador Casagrande. Machado foi condenado por improbidade administrativa em última instância, mas conseguiu uma liminar na Justiça e mantém sua pré-candidatura, apesar da incerteza sobre a sua situação. Em 2022, ele não conseguiu se reeleger para um novo mandato como deputado estadual.

A também ex-prefeita por dois mandatos – e ex-esposa de Luciando Machado – Vera Costa (PDT) faz parte desse campo político em torno do governo estadual e chegou a ser apontada como pré-candidata, mas não tem se colocado explicitamente.

Já o vereador Wanderley Moraes está em seu segundo mandato na Câmara de Guaçuí. Em janeiro, o União Brasil lançou seu nome como pré-candidato a prefeito. Caso não consiga sustentar sua candidatura, o mais provável é que apoie Vagner Rodrigues.

À esquerda, a advogada Rita Souza chegou a se colocar como pré-candidata, mas migrou do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) para o Partido dos Trabalhadores (PT) e desistiu da disputa. Jurema (PT) é outro nome apontado para a disputa majoritária, mas em uma campanha menor em relação aos concorrentes.

Para a Câmara de Vereadores, Alvimar Gabri, dono da Gabri Construtora, é um dos que tem trabalhado em pré-campanha para se tornar vereador. Ele teria recebido convites de diversos partidos, mas o mercado ainda não sinalizou para qual sigla ele pretende se filiar.

Os parlamentares já eleitos deverão tentar um novo mandato – com exceção de Wanderley Moraes, caso se mantenha na disputa majoritária. São eles: Dim Barbeiro (PV); Aroldo Montoni (União); Carlinho Lomeu (Cidadania); Zé Ruim (PSB); Julinho Terere (Republicanos); Lúcia do Polivalente (Republicanos) Nelsinho Salvador (PP); Renato Duponi (Cidadania); Samyr Chambela (PMN); Valmir Santiago (União); e Vitor Moraes (PDT).

Mais Lidas