Sábado, 18 Mai 2024

Presidente do PT abre diálogo com lideranças, mas conversa final deverá ser com Lula

Apesar da vinda do presidente do PT nacional, Rui Falcão, ao Estado neste sábado (25) para  conversar com petistas e com o governador Renato Casagrande sobre o processo eleitoral de outubro próximo, quem deve comandar as articulações é o ex-presidente Lula. Segundo o Correio Braziliense, Lula vai assumir o comando das conversas nos Estados, em março, após o Carnaval. 
 
A entrada de Lula nas articulações atende ao interesse dos aliados da presidente Dilma Rousseff. A expectativa é de que o ex-presidente desempenhe esse papel focado no fortalecimento das alianças entre PT e PMDB nos Estados, incluindo o Espírito Santo. 
 
Na conversa com Rui Falcão, o governador Renato Casagrande, apesar de ser do PSB, que tem candidatura própria à presidência da República, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, oferece a neutralidade no processo eleitoral e o empenho na eleição do presidente regional do PT, o ex-prefeito de Vitória, João Coser para o Senado. 
 
Essa estratégia funcionaria como um “plano B” e atenderia ao interesse do PT nacional em eleger pelo menos 20 senadores em outubro para fortalecer a base da presidente Dilma Rousseff. Coser estaria na lista de prioridades do PT nacional. O PMDB teria espaço na vice de Casagrande. 
 
Mas as movimentações do PMDB, com o ex-presidente Lula, apontam para outro caminho e visam ao isolamento do palanque socialista no Estado. Há, porém, dificuldades em costurar essa aliança. A cúpula petista quer a candidatura do ex-governador Paulo Hartung como puxador do palanque de Dilma Rousseff, enfrentando consequentemente Casagrande. Mas o ex-governador estaria dando sinais de que não está disposto a entrar em uma disputa de alto risco contra o socialista. 
 
O PMDB do Estado oferece o nome do senador Ricardo Ferraço para a empreitada, mas além de ser considerado um candidato menos competitivo, o senador tem desempenhado um papel crítico no Senado ao governo da presidente Dilma que desagrada petistas nacionais e regionais. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/