Quinta, 02 Mai 2024

PSB erra e deixa Vandinho e Glauber 'sem partido'

PSB erra e deixa Vandinho e Glauber 'sem partido'
Um burburinho correu os meios políticos desde a tarde dessa segunda-feira (22). A informação, que parecia improvável, dava conta que o secretário de Esportes do Estado, Vandinho Leite, cotado para a disputa de deputado federal; e do deputado estadual Glauber Coelho, ambos oriundos do PR e novatos no PSB, não constavam na lista de filiados entregue à Justiça Eleitoral. 
 
A consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmava que ambos não estavam filiados a nenhum partido político, o que poderia impedi-los de disputar a eleição 2014. 
 
O caso chamou a atenção, já que a entrada dos dois ex-republicanos no PSB foi comemorada por lideranças socialistas, ligadas ao governador Renato Casagrande. Tanto Vandinho como Glauber deixaram o PR diante da possibilidade de o senador Magno Malta disputar a eleição do próximo ano ao governo do Estado.
 
Defensores da manutenção da aliança para a reeleição de Casagrande, a dupla deixou o PR depois do consentimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e anunciaram que estavam embarcando no PSB. 
 
Nesta terça-feira (22), com o prosseguimento da polêmica, a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou que Vandinho e Glauber de fato não estão inscritos na Justiça Eleitoral. 
 
Segundo o TRE-ES, o PSB não cumpriu todas as etapas exigidas para consolidar as nova filiações. A informação no Tribunal é de que os administradores do sistema Filiaweb do partido fizeram a inclusão no prazo da filiação na relação interna do partido, ou seja, até 5 de outubro, mas não submeteram a lista ao TSE. 
 
Tanto Vandinho como Glauber também se encontram desfiliados do PR. Mas para que haja filiação partidária completa é preciso cumprir duas etapas: a inclusão do nome na relação interna do partido e a submissão da lista.
 
A primeira fase foi concluída, tanto que os dois encontram-se na lista interna do PSB, mas submissão, que é a autorização do partido para o processamento da relação de filiados, é que não foi feita.
 
A situação não impede que os dois disputem a eleição do próximo ano pelo PSB. Se não houvesse os nomes na relação interna do partido, o prazo teria sido perdido. Mas como ambos constam na lista interna, basta que os representantes do partido submetam as listas de filiados para serem processadas até abril de 2014.
 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/