Sexta, 03 Mai 2024

Rede corre contra o tempo para validar assinaturas na Justiça Eleitoral

Rede corre contra o tempo para validar assinaturas na Justiça Eleitoral
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Laurita Vaz, acatou na noite dessa segunda-feira (23) o requerimento do Ministério Público Eleitoral (MPE) e determinou que seja feita a recontagem das assinaturas de apoiadores da Rede Sustentabilidade. Segundo o Ministério Público Eleitoral, a Rede tem 20% das assinaturas necessárias para obter registro no tribunal. 
 
Capitaneado pela ex-senadora Marina Silva, o partido precisa ser aprovado até o próximo dia 5 de outubro para disputar a eleição do próximo ano. O TSE já havia afirmando que o partido não tinha alcançado o caráter nacional, condição necessária para a criação. 
 
A ministra atendeu ao pedido do vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão. Na sexta-feira (20), em parecer enviado ao TSE, Aragão disse que a legenda da ex-senadora validou na Justiça Eleitoral apenas 102 mil assinaturas de apoiadores em todo o país.
 
No Estado, os aliados de Marina Silva conseguiram atingir a meta de 30 mil assinaturas, mas apenas 10 mil foram validadas pela Justiça Eleitoral. A situação se repetiu em outros estados brasileiros. No pedido de registro do partido, protocolado no dia 26 de agosto no TSE, a Rede informou que 867 mil assinaturas de apoiadores foram colhidas em todo o país. 
 
Mas, segundo o MPE, das 640 mil assinaturas que foram entregues à Justiça Eleitoral, 304 mil foram certificadas pelos cartórios eleitorais e cerca de 220 mil ainda precisam ser analisadas. Faltando 11 dias para o fim do prazo das filiações partidárias, o partido corre um sério risco de não conseguir a aprovação para que possa disputar a eleição do próximo ano. 
 
De acordo com decisão da ministra Laurita Vaz, a Rede Sustentabilidade também poderá adicionar novas fichas de apoios validadas pela Justiça Eleitoral nos estados. A recontagem será feita pela Secretaria Judiciária do TSE no prazo de cinco dias, tirando o fim de semana, o trabalho deve ser concluído até a próxima terça-feira (1). Se conseguir o registro na próxima semana, terá até o sábado (5) para efetivar novas filiações para lideranças que queiram disputar a eleição pelo partido.
 
Para obter registro, o partido precisa validar 483 mil assinaturas, o que corresponde a 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. De acordo com a legislação, a Rede Sustentabilidade deve validar as assinaturas um ano antes do primeiro turno das próximas eleições.
 
Os apoiadores de Marina Silva seguem confiantes na efetivação do partido. Entre os membros da Rede estão nomes novos que se propõe a trazer um novo perfil para a política capixaba, apostando no prestígio político da presidenciável no Estado.
 
Em 2010, ela venceu a disputa presidencial em Vitória e Vila Velha e muitas lideranças locais apostam em seu capital político para puxar o palanque local. Mas muitos apoiadores da ex-senadora já pensam em um plano B para que ela possa disputar no próximo ano, embora ela negue que possa se filiar a outro partido.
 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/