Terça, 30 Abril 2024

'Renova ES' quer quatro vagas na Assembleia e duas na Câmara

'Renova ES' quer quatro vagas na Assembleia e duas na Câmara
Neste sábado (14), o bloco formado por PSL, PTdoB, PRB, PTC e PHS lança o projeto “Renova Espírito Santo”, com a assinatura de um protocolo de intenções, que visa a construir um palanque proporcional forte para a disputa do próximo ano. O evento será na Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas.
 
Como destaca o próprio convite para o encontro, o projeto é ambicioso. Além de quatro cadeiras na Assembleia Legislativa, o grupo quer também duas vagas na Câmara dos Deputados. Para isso trabalham com uma estratégia que envolve muita matemática.
 
Os cinco partidos pretendem registrar 90 candidatos a deputado estadual, sendo que cada partido terá o limite de 18 nomes; e ainda 30 candidatos a deputado federal, limitando cada partido ao número de seis postulantes a uma vaga na bancada.
 
Ao estabelecer a meta de votos a cada partido que participa do projeto, o grupo entende que cada sigla conseguirá um mínimo de 12 mil votos na estadual e 20 mil na federal. Isso baseado na média de votos da eleição de 2010. 
 
O que pode atrapalhar a estratégia do grupo são as mudanças previstas para a disputa do próximo ano. Isso porque uma Resolução do Tribunal Regional Eleitoral (TSE) de abril passado reduziu as vagas proporcionais do Espírito Santo. Com base em dados do último censo demográfico, houve mudança na composição das casas legislativas e o Estado terá 27 vagas em disputa para a Assembleia e nove para a Câmara dos Deputados. 
 
O bloco foi formado no mês passado  quando os presidentes dos partidos se reuniram em Vitória para discutir a conjuntura para o próximo ano. A ideia é que fugindo das coligações com partidos com muitos candidatos fortes para a disputa, o bloco conquiste mais vagas na Câmara e Assembleia. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/