Sexta, 29 Março 2024

Servidores de Domingos Martins desistem de deflagrar greve

domingos-martins_Divulgacao Divulgação

Os servidores de Domingos Martins, região serrana do Estado, que chegaram a aprovar um indicativo de greve devido à defasagem salarial, decidiram caminhar para a negociação com a prefeitura. Nessa quarta-feira (20), o município apresentou novos valores, que apesar de não terem agradado aos servidores, são considerados um avanço.

"A maioria discordou, mas nós temos que colocar os pés no chão. Continua como está, que nós já estamos todos com a água no pescoço, morrendo afogado, ou damos um crédito para a prefeitura e aceitamos a nova proposta, que é muito melhor do que a atual?", pondera o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Domingos Martins (Sindsmudmar), Carlos Eduardo Schwambach.

Após a reunião dessa quarta, a gestão de Wanzete Krüger (PP) ficou de fazer uma nova análise dos cálculos para averiguar a possibilidade de melhoria dos valores apresentados. A promessa é enviar a proposta final à Câmara de Vereadores na próxima semana.

A mobilização dos servidores busca uma solução para a defasagem salarial em Domingos Martins, calculada em 65%. A tabela em vigor ainda conta com vencimentos abaixo do salário mínimo, fazendo com que o pagamento tenha que ser complementado para chegar ao valor exigido por lei. Em determinadas funções, a média salarial na tabela é de R$ 640,00, o que também prejudica o pagamento de horas extras e adicionais de insalubridade, direitos calculados de acordo com o salário-base.

A prefeitura abriu negociação com o sindicato após os servidores decidirem, em uma assembleia realizada no dia 17 de março, aprovar um indicativo de greve. Os trabalhadores também decidiram reivindicar três abonos para os aposentados no valor de R$ 1.000 e a realização de exames médicos nos servidores.

As propostas de uma nova tabela salarial já tinham sido elaboradas e aprovadas pela categoria, mas o município procrastinava o envio à Câmara, o que agora promete ser feito até a próxima semana. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/