Segunda, 29 Abril 2024

Taufner assume presidência do TCES com alerta à gestão fiscal dos municípios

domingostaufner_TCE TCE

Ao tomar posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), nesta quinta-feira (14), o conselheiro Domingos Taufner afirmou em seu discurso que, entre os desafios estratégicos estabelecidos na área da gestão fiscal, destaca-se a situação dos municípios que têm Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

"Uma boa parte deles está com dificuldades, correndo o risco futuro de atraso de pagamentos a aposentados e pensionistas. E somente 10 dos 34 municípios capixabas com RPPS, aderiram à reforma da Previdência feita pelo Governo Federal em 2019, o que torna a situação mais preocupante", disse.

Taufner, que atuará na presidência até 2025, assumiu as novas funções em sessão especial, juntamente com os conselheiros Luiz Carlos Ciciliotti, vice-presidente , Sérgio Aboudib, corregedor, e Rodrigo Chamoun, diretor da Escola de Contas Públicas. O conselheiro Carlos Ranna permanecerá como presidente da Primeira Câmara do TCE-ES, e o conselheiro Rodrigo Coelho assume a presidência da Segunda Câmara.

"Vou trabalhar para que a minha gestão seja marcada pela continuidade desta evolução do Tribunal, pela valorização das pessoas e para ser exemplo para as demais organizações públicas, tendo como foco o cumprimento da missão institucional, prevista no Plano Estratégico, que é promover o aperfeiçoamento da gestão pública, por meio do controle externo, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas", afirmou.

O presidente empossado apontou que a "inovação de sua gestão será continuar, aperfeiçoar e iniciar novos projetos estruturantes e estratégicos". "Agora temos novos desafios pela frente, um deles é conseguirmos utilizar bem a inteligência artificial, que promove grandes avanços, mas há muito medo do risco de manipulação das pessoas com notícias falsas. Vamos trabalhar com esse tema", garantiu.

Taufner, que é mestre em Direitos e Garantias Fundamentais e graduado em Engenharia, lembrou, em sua fala, dos 42 anos de serviço público completados no último mês, nos quais atuou, entre outras funções, como auditor fiscal, vereador, presidente de Instituto de Previdência e procurador do Ministério Público de Contas (MPC), antes de se tornar conselheiro. Membro da Corte de Contas Capixaba desde 2011. Taufner já presidiu a instituição em 2014 e 2015.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/