Sexta, 26 Abril 2024

Agendamento online de teste RT-PCR começa nesta quarta-feira

teste_rt_pcr_daiane_mendonca_governo_rondonia Governo Rondônia

O agendamento online de testes RT-PCR, considerado o "padrão ouro" na verificação de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), estará disponível para todo cidadão capixaba a partir desta quarta-feira (14), no portal do Acesso Cidadão do governo do Estado.

O serviço começa a funcionar contando com quatro pontos de coleta do SWAB: Hospital Estadual Central (HEC) e o Aeroporto de Vitória, ambos na Capital; Hospital Estadual Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra; e o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. A partir do dia 23 de julho, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas", em Vitória, também iniciará a testagem.

Serão disponibilizados a partir desta quarta agendamentos das 7h30 às 18h – de acordo com os horários definidos em cada unidade, tendo os resultados liberados aos pacientes em até 48h pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES). Os agendamentos poderão ser realizados de segunda a segunda.

O lançamento do agendamento online do RT-PCR foi feito nesta terça-feira (13), com a presença do governador Renato Casagrande, a vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcio Merçon.

Casagrande ressaltou o fato do Espírito Santo se destacar nacionalmente em transparência na gestão da pandemia de Covid-19. "Transparência é fundamental, pois gera confiança e engajamento para que as pessoas possam contribuir e, assim, a gente possa salvar vidas juntos. Estamos em uma fase de resultados da gestão que fizemos ao longo da pandemia", disse.

'Testar, vacinar e se cuidar'

O governador também destacou a elevada proporção de pessoas já testadas no Estado: "quase 45% da população capixaba realizou algum teste. Testamos muito mais que a média do Brasil". E enfatizou que é preciso "Vacinar, testar e se cuidar".

O secretário Nésio Fernandes sublinhou os investimentos feitos no Laboratório Central (Lacen), que permitem hoje a realização de 4,5 mil testes RT-PCR por dia, com entrega de resultados em média com 36 horas e no máximo 48 horas. "É mais um passo importante para consolidar a fase de recuperação da última curva de casos que vivemos no Espírito Santo, além do respeito aos protocolos e a massificação de testagem como nos terminais do Sistema Transcol, e agora com o sistema para agendamento de testes de RT-PCR, que poderá ser realizado por qualquer pessoa que queira testar, não sendo necessário ter sintomas", disse.

Luiz Carlos Reblin acrescentou que o Espírito Santo tem mais de 500 pontos de testagem para Covid-19 e que os municípios também podem disponibilizar seus locais de testagem na plataforma estadual, ampliando as opções para o cidadão capixaba. "Vamos publicar uma portaria que torna essa questão regulamentada pela secretaria", informou.

Jacqueline Moraes se dirigiu à população, pedindo acesso de todos às redes sociais do governo. "Que você acesse essas informações, que oriente a sua família a acessar. Quanto mais a gente puder testar e isolar as pessoas que testaram positivo, menos circulação do vírus. Que essa curva não volte a subir e a gente volte com nossas atividades, principalmente turísticas e culturais, que tanto a gente precisa".

O gerente Marcio Merçon informou que a plataforma anunciada poderá ser expandida e utilizada para demais serviços da Saúde que sejam passíveis de agendamento. 

Como fazer o agendamento

Para ter acesso ao agendamento, o cidadão não precisa ter uma indicação de um profissional de saúde, nem apresentar sintomas gripais. Basta realizar inicialmente o seu cadastro no "Acesso ao Cidadão" do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Saúde, na lateral esquerda, clicando em "Agendamento", haverá a opção "Realizar Agendamento", que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.

Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o "Laudo Web", onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/