Quarta, 15 Mai 2024

Cachoeiro está entre os municípios selecionados para receber cursos de medicina

O município de Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do Estado, está entre os 39 municípios brasileiros selecionados para receber cursos de medicina. 
 
O projeto faz parte da estratégia de expansão dos cursos de medicina do Programa Mais Médicos, que busca levar profissionais de medicina as regiões do país que mais precisam. A meta é criar, até 2018, 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil de residência médica, com o foco nas áreas prioritárias para o SUS.
 
Hoje, o país tem 21.674 vagas nos cursos de medicina. Deste total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Como o objetivo do projeto é, além de expandir, interiorizar os cursos, as cidades selecionadas para receber cursos de medicina têm 70 mil habitantes ou mais, e não contam com graduação para a formação de médicos. Elas estão localizadas em 11 estados de quatro regiões, no interior e regiões metropolitanas, sendo que nenhuma delas é capital. 
 
Para selecionar as instituições, o Ministério da Educação utilizou como critérios a necessidade do curso na região, a estrutura da rede de saúde do município, para fornecer a capacitação aos estudantes e a capacidade para abertura de programa de residência médica. A instituição ainda deve realizar investimentos na rede de saúde básica do município.
 
Serão também critérios de avaliação a saúde financeira da instituição, uma boa nota junto ao MEC nos cursos que já estejam em funcionamento e ainda o volume de adesão de programas sociais de acesso ao ensino superior, como o FIES e Prouni, com o objetivo de garantir acessibilidade aos estudantes de baixa renda. 
 
As instituições privadas dos municípios selecionados devem se inscrever na chamada pública do governo federal até o dia 23 de janeiro.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/