Quinta, 25 Abril 2024

​Covid: 80% das remessas destinadas ao ES serão para vacinação por faixa etária

vacina_rovena_rosa_abr Rovena Rosa/ABr

A partir desta semana, 80% das remessas de vacinas contra a Covid-19 que chegarem ao Espírito Santo serão utilizadas para vacinar a população em geral. A imunização será dividida em faixas etárias, indo dos 59 aos 18 anos. O anúncio foi feito pelo governo do Estado, que também informou que os outros 20% continuarão sendo destinados à vacinação por grupos prioritários.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a decisão segue o anúncio do Ministério da Saúde da última sexta-feira (28), que incluiu pessoas de 18 a 59 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Na escala divulgada pela Sesa, o primeiro grupo a receber os imunizantes corresponde a pessoas de 55 aos 59 anos, seguindo 50 a 54 anos; 45 a 49 anos; 40 a 44 anos; 35 a 39 anos; 30 a 34 anos; 25 a 29 anos; e 18 a 24 anos.

Após receberem as vacinas, os municípios poderão passar de um grupo para o outro assim que atingirem a meta de 90% de pessoas imunizadas na faixa etária anterior.

Os outros 20% das remessas, somado à reserva técnica, serão encaminhadas aos grupos prioritários definidos anteriormente. De acordo com a pasta, a ampliação para a população em geral, dividida por faixas etárias, considera a escassez das doses e tem o objetivo de organizar a estratégia de imunização.


Grupos prioritários

No Espírito Santo, a Resolução Nº 086/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), já tinha definido, na última quinta-feira (27), a ampliação da vacinação para a população em geral, separada por faixas etárias. Uma das questões consideradas foi o avanço da imunização entre os grupos prioritários.

Até o momento, foram vacinados trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos das Instituições de Longa Permanência, pessoas com deficiências institucionalizadas, idosos acima de 60 anos de idade, comunidades tradicionais quilombolas, forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa Benefício de Prestação Continuada (BPC), funcionários do sistema prisional e pessoas em situação de rua.

Também está em andamento a imunização de trabalhadores da educação, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, pessoas com deficiência permanente sem BPC, bem como trabalhadores portuários e aeroportuários.

De acordo com o Governo do Estado, apenas em maio, a imunização de grupos prioritários conseguiu incluir mais de 640 mil capixabas na estratégia de vacinação. A vacinação de pessoas com deficiência sem o BPC foi definida na Resolução Nº084, da Comissão Intergestores Bipartite.

Os professores da rede superior de ensino também começaram a ser imunizados em território capixaba. A ampliação foi anunciada na última quarta-feira (26), pelos secretários de Estado da Saúde e da Educação, Nésio Fernandes e Vitor de Angelo. Anteriormente, a estratégia estadual alcançava apenas educadores do Ensino Básico.

Reserva técnica

A estratégia estadual para ampliar o alcance dos grupos prioritários é a utilização da reserva técnica das vacinas que chegam ao Estado. Trata-se de um volume adicional contabilizado para suprir casos de perdas operacionais das doses. Quando não há intercorrências no transporte ou armazenamento, as vacinas adicionais são utilizadas para ampliar os grupos imunizados.

Além disso, as vacinas da Pfizer/BioNTech, que antes eram destinadas apenas às capitais, passaram a ser distribuídas também para os municípios. A medida foi adotada após o anúncio de suspensão do uso da vacina AstraZeneca/ Covishield (Oxford/Fiocruz) para a imunização de gestantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os imunizantes da Pfizer também começaram a ser utilizados para o público com comorbidades e a distribuição passou a ser feita para os 78 municípios do Espírito Santo.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/