Terça, 30 Abril 2024

Estado registra aumento de casos de microcefalia em bebês

O Estado registrou até esta quarta-feira (30) 1.019 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo 10 confirmados laboratorialmente (oito em Vitória, um em Vila Velha e um em Cariacica). No Espírito Santo também aumentaram os casos suspeitos de microcefalia, entre bebês e gestações, relacionada ao zika vírus. Foram 32 notificações, ainda sem confirmação de relação com o zika.



O zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya. A prevenção ao mosquito é feita mantendo recipientes que acumulem água limpos ou tampados, para evitar que o mosquito deposite larvas.



No caso do zika, os sintomas são mais amenos em relação à dengue e podem incluir febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. No entanto, o zika também  é responsável pela ocorrência de microcefalia em bebês, que já vem sendo tratada como epidemia no Nordeste do País.



O período de incubação do vírus é de aproximadamente quatro dias e os sinais e sintomas podem durar até sete dias.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/