Sábado, 18 Mai 2024

Funcionários do Hospital das Clínicas fazem paralisação de alerta

Funcionários do Hospital das Clínicas fazem paralisação de alerta

Funcionários terceirizados do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam) realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (9) pelo atraso no pagamento de salários. A paralisação de alerta prejudicou o atendimento médico nos ambulatórios, que já foi restabelecido no período da tarde. A empresa responsável pelos serviços alega que o hospital não repassa há três meses os pagamentos. Há relatos de que os atrasos nos pagamentos de fornecedores estariam provocando outros problemas, como a falta de medicamento.



De acordo com funcionários ouvidos pela reportagem, os trabalhadores – que atuam na área de atendimento e limpeza do hospital ainda não receberam os salários de novembro e a parcela do 13º salário. A informação é de que a empresa terceirizada está cumprindo os compromissos com os funcionários, porém, a direção do hospital não estaria efetuando os repasses previstos em contrato. Eles relatam ainda ocorrência de atraso no pagamento dos salários do mês anterior.



A crise financeira do Hucam não estaria relacionada somente à área de atendimento ao público. Relatos de funcionários dão conta que outras áreas do hospital estão sendo prejudicadas pelo atraso com fornecedores como, por exemplo, a falta de medicamentos e de material hospitalar na área de internação. Os trabalhadores afirmam que até a cozinha do Hucam foi desativada para obras de reforma e que, neste período, a alimentação está sendo adquirida por meio de marmitex.



A reportagem de Século Diário tentou entrar em contato com a direção do Hucam, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta. Em declarações reproduzidas no site Folha Vitória, o hospital admitiu o atraso nos repasses à empresa e informou que aguarda a liberação de recursos do Governo Federal para efetuar o pagamento referente ao mês de novembro. A direção do hospital alegou que os pagamentos dos funcionários são de responsabilidade da empresa. No entanto, a empresa afirma que os salários de outubro e setembro foram arcados com recursos próprios. Pelo contrato, a empresa não seria responsável a quitar os salários dos trabalhadores, a partir do terceiro mês de atraso. Com isso, a terceirizado aguarda o repasse do Governo Federal.



O Hospital das Clínicas é considerado um dos maiores da rede pública de saúde no Espírito Santo. De acordo com informações do hospital, são realizadas 200 mil consultas, 15 mil atendimentos de urgência e 250 mil exames laboratoriais de análises clínicas, dez mil internações e seis mil cirurgias por ano. Desde abril deste ano, o Hucam passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, criada pelo governo com a finalidade de gerenciar os hospitais universitários do país.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/