Sábado, 04 Mai 2024

Internos do sistema penitenciário trabalham na reforma do Hospital dos Ferroviários

Internos do sistema penitenciário trabalham na reforma do Hospital dos Ferroviários
Internos do sistema penitenciário do Estado estão trabalhando na reforma da Associação Beneficente dos Ferroviários da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o Hospital dos Ferroviários, fechado desde fevereiro de 2013, que tem reabertura prevista para o dia 23 de junho. O grupo de presos faz parte do Projeto Re-formando Vidas, lançado em dezembro de 2013, pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que tem objetivo de realizar manutenção e reformas em prédios públicos.
 
O grupo de dez internos ficará no hospital até a esta segunda-feira (09) realizando serviços de capina e pequenos reparos na estrutura do estacionamento, montagens e manutenções de leitos, além de reforma do almoxarifado e do setor em que são armazenados os medicamentos. Dois detentos que trabalharam na enfermaria da Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) também realizarão a separação e organização dos medicamentos.
 
O projeto de empregar mão de obra dos detentos na reforma de prédios públicos é uma boa iniciativa da Sejus, que favorece tanto a sociedade como os presos. A proposta poderia ser estendida a outras espaços de interesse público, como os prédios utilizados por ONGs.
 
O estabelecimento, que tinha 140 leitos, está fechado desde fevereiro de 2013, depois que uma auditoria feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) encontrou inconformidades na aplicação das verbas estaduais e federais, o que impediu a renovação do convênio do governo com a instituição.
 
Depois da reabertura, o hospital passará a oferecer 95 leitos, o que confere mais organização à instituição.
 
O Hospital dos Ferroviários, que é filantrópico, está sendo reaberto pelo Estado por meio de uma requisição administrativa assinada em fevereiro deste ano. Inicialmente, serão ofertados 50 dos 95 leitos existentes.
 
Fechamento
 
Fundado em 7 de outubro de 1918, a Associação Beneficente dos Ferroviários da Estrada de Ferro Vitória a Minas, popularmente conhecida como Hospital dos Ferroviários, era mantida por contribuições esporádicas da Vale e convênios com a Prefeitura de Vila Velha, governos estadual e federal.
 
Quando foi fechado, o hospital, que fica em São Torquato, atendia cerca de 400 pessoas por dia, recebia repasses de R$ 500 mil do governo federal e outros R$ 900 mil do Estado para manter os serviços. 
 
No hospital eram realizados, em média, seis mil consultas por mês e 40 cirurgias por dia. A instituição também era referência em cirurgia buco-maxilo-facial, no tratamento de pacientes crônicos, no setor de tratamento avançado de feridas e de diabéticos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/