Terça, 23 Abril 2024

Himaba renova quadro de pessoal com salários e insalubridade menores

himaba_frente_sesa Sesa

A gestão hospitalar por Organização Social de Saúde (OSS) volta a produzir situação de desrespeito a regras trabalhistas no Espírito Santo. Desta vez, o motivo é o pagamento de salários baixos aos técnicos de enfermagem do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.

Administrado desde abril pelo Instituto Acqua, o hospital teve quase a totalidade de seus funcionários não efetivos demitidos durante o mês de julho. As novas contratações, segundo apurou o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espírito Santo (Sindsaúde/ES), estão sendo feitas mediante salários ainda mais baixos que os até então praticados, e sem o pagamento dos 40% de insalubridade, percentual que foi estabelecido em âmbito estadual para todos os servidores da saúde que atuam na linha de frente do combate da pandemia de Covid-19.

"Foram muitas demissões, de pessoas que o hospital diz não ter interesse em renovar os contratos. Queremos entender por que os salários estão tão baixos e não estão sendo pagos os 40%. Também vamos questionar se quando contrataram esses funcionários demitidos, não foi verificada capacitação deles para o trabalho. Qual critérios eles utilizam para definir se o profissional é ou não capacitado? Por que é muito estranha essa demissão em massa sob essa alegação", expõe a presidente do Sindsaúde, Geiza Pinheiro.

Uma das técnicas de enfermagem demitidas no final de julho, que pediu anonimato, disse que trabalhava no Himaba há quatro anos e passou por várias OSSs e pela gestão da Sesa, feita durante quase dois meses, após intervenção no contrato da OSS anterior, o Instituto Gnosis. "Uma bagunça, uma 'trocação' de empresa... Tirei férias uma vez só nesses quatro anos, com o IGH. Quando me demitiram, agora, eu ainda nem tinha assinado contrato com o Acqua!", conta.

Apesar da demissão repentina, ela conta que sentiu alívio ao ser mandada embora. "Dei graças a Deus, porque meu período era da noite e não me pagaram adicional noturno. Meu primeiro pagamento eu só fui receber no dia 16 ou 17 do mês seguinte. Falei que não contassem comigo no plantão. Como é que vou trabalhar sem receber o mês anterior? E quando fui receber minha rescisão agora, só tinha o adicional noturno de julho", relata.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) transmitiu informação da direção do Himaba, que afirmou estar "adequando o quadro de funcionários, contratando profissionais capacitados e que passam por constantes treinamentos, visando a melhor prestação dos serviços" e que o monitoramento da gestão, pelo Estado, é feito por meio de relatórios trimestrais e semestrais, que ainda não foram finalizados.

Com equipe reduzida, setor de Nutrição do Himaba pede socorro

Funcionários denunciam que falta de profissionais tem provocado contaminações na alimentação dos bebês
https://www.seculodiario.com.br/saude/com-equipe-reduzida-setor-de-nutricao-do-himaba-pede-socorro

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 2

Rita de Càssia Feitosa Rodrigues em Quinta, 12 Agosto 2021 11:01

os outros jornais não solta se quer uma notinha a respeito, será prq?

os outros jornais não solta se quer uma notinha a respeito, será prq?
Rita Feitosa em Quinta, 12 Agosto 2021 11:03

A sociedade civil concorda com nesse momento tão complicado de crise sanitária esses profissionais sejam tão desvalorizados?

A sociedade civil concorda com nesse momento tão complicado de crise sanitária esses profissionais sejam tão desvalorizados?
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/