Sexta, 19 Abril 2024

Triplica o número de municípios capixabas em Risco Moderado para Covid

centro_leonardo_s-1757 Leonardo Sá

O número de municípios capixabas em Risco Moderado (amarelo) para Covid-19 subiu de sete para 21, conforme aponta o 93º Mapa de Risco, divulgado nesta sexta-feira (4). As cidades classificadas como de Risco Baixo (verde) totalizam 57. Não há nenhuma em Risco Alto (vermelho). O atual Mapa começa a vigorar na segunda-feira (7) e tem vigência até o próximo domingo (13).

No último Mapa, os municípios em Risco Moderado eram Alfredo Chaves, Anchieta, Cariacica, Piúma, Serra, Vila Velha e Montanha, sendo que este último aparece, agora, como de Risco Baixo. Somaram-se a essas cidades, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Jerônimo Monteiro, Linhares, Mimoso do Sul, Pinheiros, São Mateus, Viana e Vitória.

Os municípios em Risco Baixo são Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Painel Covid-19

O Painel Covid-19 registra nesta sexta-feira 913 mil casos de Covid-19 confirmados durante a pandemia no Espírito Santo, além de 13,6 mil óbitos. Nas últimas 24h, 29 pessoas morreram em virtude da doença. No Estado, atualmente existem 403 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para pacientes infectados pelo coronavírus, sendo que 336 estão ocupados. Dos 367 leitos de enfermaria, 307 não estão disponíveis.

Matriz de Risco

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. 

As decisões seguem as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/