Quinta, 18 Abril 2024

'Vacinação nas escolas deveria ser ampliada para todos os municípios'

vacinao-escola Tânia Rêgo/ABr
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal infantil contra a Covid-19, municípios da Grande Vitória iniciaram uma campanha de busca ativa de crianças e adolescentes nas escolas. Até o momento, a estratégia foi adotada por Vitória, Vila Velha e Viana, mas especialistas defendem que a proposta deveria ser aderida em todas as cidades capixabas, já que é uma forma de alcançar famílias que ainda não levaram as crianças até os pontos de vacinação tradicionais.

"Essa parceria é fundamental, porque aproxima a escola, a saúde e a família em prol da criança e do adolescente, então é fundamental que os pais também se comprometam a enviar as declarações de autorização que são necessárias para poder vacinar esses estudantes. Seria ideal que todos os municípios conseguissem fazer essa parceria", aponta a infectologista Rúbia Miossi.

As declarações citadas pela pesquisadora são um dos requisitos para que os imunizantes sejam aplicados nos estudantes. Em Vitória, os pais precisam assinar um documento enviado pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) por meio das crianças. O mesmo procedimento foi adotado em Vila Velha, onde os pais devem assinar a declaração ou estar presente no momento da imunização.

Em Viana, a prefeitura exige a presença dos pais. A vacinação ocorre esta semana nos Centros de Educação Infantil (CMEI) e exige também a assinatura de um termo de autorização, bem como a apresentação da certidão de nascimento ou carteira de identidade (RG) da criança, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacina do estudante. O pai ou responsável também precisa levar um documento próprio com o CPF ou cartão do SUS.

A busca ativa de crianças nas escolas também tem sido realizada em outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo. Para a epidemiologista Ethel Maciel,  esta é uma estratégia fundamental para que se consiga atingir a cobertura vacinal nessa faixa etária, protegendo as crianças e toda a comunidade escolar.

"Também para que possamos, junto às famílias e às próprias crianças, elucidar alguma dúvida que possa existir e informar, de uma maneira correta, baseada em dados científicos, que a vacina é segura e eficaz para proteção contra a gravidade da doença e, principalmente, contra o aparecimento de sequelas nessa faixa etária e também episódios de morte que nós temos visto, principalmente após a variante Ômicron", declara.

A Prefeitura da Serra informou que, no momento, não pretende aderir à campanha de vacinação nas escolas, restringindo a aplicação às unidades de Saúde. "(...) Neste momento, em observância às 17 recomendações da Anvisa para vacinação segura das crianças, contidas na Nota Técnica 02/2022 e descritas na Resolução RE nº 4.678 de 16 de dezembro de 2021, opta pela vacinação das crianças nas Unidades de Saúde do Município, na presença dos pais ou responsáveis", justificou por nota.

No município, 9,1 mil crianças da faixa etária de 5 a 11 anos foram vacinadas contra o novo coronavírus, o que representa apenas 16% do público-alvo. "Ciente de que precisamos avançar, a Secretaria de Saúde da Serra tem disponibilizado a maior parte das vagas ofertadas para o público infantil. Porém, é necessária uma busca dos pais ao serviço. No município, a vacinação acontece de segunda a sábado, nas Unidades de Saúde. Aos sábados, inclusive, as atenções das equipes de saúde da Serra estão voltadas, prioritariamente, para a vacinação infantil", informou.

Em Cariacica, a vacinação nas escolas também não foi iniciada ainda. A afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde elabora um cronograma em parceria com a Secretaria de Educação (Seme) e, em breve, as ações serão divulgadas.

"A Secretaria de Saúde de Cariacica (Semus) informa que vem realizando todos os fins de semana mutirões de vacinação sem agendamento para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. No próximo fim de semana a Semus realiza um mutirão de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na sexta-feira (18), todas as 30 UBS oferecerão a vacina contra a Covid-19, mediante agendamento, para todos os públicos. No sábado (19), haverá vacinação sem agendamento para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. A ação ocorrerá nas UBS de Porto de Santana, Campo Verde, Rio Marinho e Novo Brasil, das 8h30 às 16 horas. Nestes locais serão oferecidas todas as vacinas de rotina e os pais e responsáveis poderão atualizar o cartão das crianças. Também no sábado haverá vacinação por agendamento na Emef Stélida Dias, para crianças de 5 a 11 anos", ressaltou.

Cobertura vacinal precisa aumentar

A volta às aulas neste início de ano é uma das apostas da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para acelerar a imunização infantil no Espírito Santo. No início de fevereiro, a pasta informou que o ritmo de vacinação da faixa-etária ainda estava abaixo do necessário para atingir as metas de cobertura da secretaria, que pretende aplicar a primeira dose em 90% do público-alvo até o dia 15 de março.

De acordo com a Sesa, no dia 4 de fevereiro, o Estado estava vacinando, em média, cinco mil crianças por dia. O número deveria ser ampliado para sete mil, caso os municípios quisessem cumprir a meta estipulada. Na ocasião, a secretaria informou que os municípios seriam responsáveis por adotar estratégias para aumentar a cobertura vacinal.

Até esta quarta-feira (16), 115,4 mil crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 no Espírito Santo, representando 29% do público-alvo, que é de 393 mil crianças. Os índices de cobertura avançaram em relação ao início do mês, mas ainda assim é considerado baixo, como tem ocorrido em vários estados do País. No dia 4 de fevereiro, o número de capixabas da faixa etária com a primeira dose era de 70.264 crianças, representando apenas 17% do público apto.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários: 1

charleston em Quinta, 17 Fevereiro 2022 08:28

`pra que ``

`pra que ``
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/