Domingo, 19 Mai 2024

Ana Rita se pronuncia sobre mortes de jovens no Estado

Ana Rita se pronuncia sobre mortes de jovens no Estado

Em pronunciamento nesta quarta-feira (13), a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita Esgário (PT), demonstrou indignação com o alto índice de assassinatos de jovens brasileiros, sobretudo os capixabas. Citando dados divulgados este ano pelo Mapa da Violência 2012, ela afirmou que a juventude vem sendo duramente exterminada no Espírito Santo. 

 
Segundo colocado da federação em número de assassinatos de jovens, o Estado registrou, em 2010, 39,4 assassinatos para cada 100 habitantes, atrás apenas de Alagoas, com 55,3 mortes de jovens para cada 100 mil habitantes.
 
De acordo com a senadora, a situação só vem se agravando, foram mortos em 2012 no Estado 1.661 jovens.“Nos últimos 12 anos, mais de 20 mil jovens foram mortos no Espírito Santo, os dados demonstram que nossa juventude vem sendo condenada à morte e exterminada nas mais diversas situações do cotidiano”, ressaltou. 
 
Para a senadora, isso ocorre quando os jovens são excluídos e esquecidos, seja por parte das políticas públicas ou pela sociedade. 
 
O alto  índice de homicídios juvenis no Espírito Santo foi denunciado na abertura da Campanha da Fraternidade, em fevereiro deste ano, quando a juventude e a igreja expuseram que dos mais de 1,6 mil assassinatos cometidos no Estado no ano de 2012, mais de 800 eram de jovens com idade entre 15 e 29 anos.
 
No País, os jovens representam 67,1% dos mortos por arma de fogo. A cada três mortos desta maneira, dois estão na faixa dos 15 a 29 anos, que representaram mais de 450 mil mortes entre 1980 e 2010, de um total de quase 800 mil pessoas.  
 
Como forma de enfrentar essa realidade, Ana Rita defendeu a aprovação, ainda este ano, do PLC 98/2011, conhecido como o Estatuto da Juventude, que trata dos direitos, princípios e diretrizes das políticas públicas para os jovens, além do estabelecimento do Sistema Nacional de Juventude.
 
 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/