Domingo, 19 Mai 2024

Em assembleia, policiais civis decidem intensificar ações cobrando direitos trabalhistas

Como haviam previsto em manifestação na última semana, os policiais civis paralisaram as atividades em advertência nesta quarta-feira (10). A paralisação afetou o atendimento nos Departamentos de Polícia Judiciária (DPJs), já que apenas 30% dos policiais trabalharam.

 
Após a paralisação os policiais civis se reuniram em assembleia para definir o próximo passo do movimento. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol-ES), Jorge Emílio Leal, os policiais decidiram por se reunir em assembleia mais uma vez no dia 23 de abril para reavaliar as ações do movimento e a resposta do governo do Estado. Ele conta que o diálogo com o Executivo vai continuar aberto, mas que as ações vão ser intensificadas. 
 
Os policiais civis do Estado têm uma extensa pauta de reivindicações de direitos trabalhistas que passam pelo alinhamento anual de salários, reconhecimento de aposentadoria especial, unificação de cargos e reestruturação da Polícia Civil.
 
Jorge Emílio diz que as categorias da Polícia Civil querem que o governo acelere a implementação da promoção automática. Apesar de existir uma Lei de Promoções (lei n° 657/2012), nenhum policial civil se beneficiou da norma. 
 
Durante a manifestação da última semana os policiais presentes receberam a informação que o governo havia acenado com o envio das alterações Lei de Promoções ara a Assembleia Legislativa. As alterações incluem na lei os policiais aposentados no ano de 2002, além daqueles aposentados por doenças decorrentes da profissão ou doenças graves. Mesmo com os efeitos financeiros da lei valendo desde janeiro de 2012, os policiais ainda não foram promovidos.
 
Em fevereiro do ano passado, os policiais civis também deflagraram estado de greve por reposição salarial de 40%; aposentaria especial (paridade e integralidade); mais celeridade no processo de promoção, que já estavam atrasadas; unificação das categorias de investigador e agentes; e incorporação da escala especial ao salário. 

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/