Quinta, 25 Abril 2024

Mistério: acusado de matar sindicalista está foragido há 40 dias

Mistério: acusado de matar sindicalista  está foragido há 40 dias

 

Nesta sexta-feira (9), completam 40 dias que Diego Ribeiro do Nascimento fugiu do Hospital São Camilo, em Aracruz, no norte do Estado. Ele é acusado de ser um dos executores do sindicalista Edson José dos Santos Barcellos – crime que tem o prefeito de Conceição da Barra (norte do Estado), Jorge Donati, denunciado como mandante. 
 
Diego, que estava detido no Centro de Detenção Provisória de Aracruz, reclamou de dores abdominais e foi escoltado por um agente penitenciário até o hospital. Num descuido do agente, o detento teria empreendido fuga. 
 
As circunstâncias que culminaram com a fuga de Diego não foram esclarecidas pela Polícia Civil. Apesar de ser considerado um preso de alta periculosidade, a evasão dele do hospital se deu de maneira tranquila, sem que houvesse uma operação para recapturá-lo e sem que ninguém fosse rendido. A reportagem tenta esclarecer essas circunstâncias desde que a fuga foi divulgada, mas não teve sucesso. 
 
A última tentativa foi feita em comunicação encaminhada aos cuidados do chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio. Na comunicação, foram questionadas as circunstâncias em que a fuga se deu e se houve demora na comunicação da fuga da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) à Polícia Civil.
 
A resposta genérica veio da assessoria de imprensa da PC e diz: “A Polícia Civil informa que o caso em questão está sendo investigado. Policiais estão na rua em diligência para a busca e captura desse foragido”. Nenhuma das indagações da reportagem foi respondida. 
 
Informações não-oficiais dão conta que Diego – que deu entrada no hospital com quadro de infecção urinária – não estaria algemado no momento da fuga. Ainda há informações de que o agente de escolta que o acompanhava teria dado quatro versões diferentes para a fuga e que a evasão só foi comunicada pela Sejus à Polícia Civil dois dias depois do fato. 
 
Durante as investigações a respeito da fuga, os policiais descobriram que Diego teria passado por um bar em Aracruz, que também funciona como boca de fumo, ligada às pessoas relacionadas ao crime. Além disso, o dono de um bar da região disse que ouviu do foragido que ele estava a caminho de Conceição da Barra. 
 
Diego estava preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz, acusado de ser um dos executores do sindicalista Edson José dos Santos Barcellos, morto em junho de 2010, em Conceição da Barra. O prefeito reeleito do município, Jorge Donati (PSDB), foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPES) como mandante do crime. 
 
O foragido confessou que foi contratado por intermédio de Oséias Oliveira da Costa para matar o sindicalista pela quantia de R$ 7 mil, “a mando de um peixe grande que chamava Jorge Donati”. O outro investigado pela autoria do crime é Rodolpho Nascimento do Amaral Ferreira. Oséias e Rodolpho permanecem presos. 
 
Crimes paralelos
 
O desencontro nas informações causa ainda mais questionamentos à medida que outros crimes ocorridos paralelamente ao crime do sindicalista não foram atrelados ao caso. O primeiro deles foi a morte de Diones dos Santos, o Porquinho, em Linhares (norte do Estado), oito dias após a execução de Edson. 
 
A morte de Porquinho não foi atribuída ao crime do sindicalista, sendo tipificado como homicídio proveniente de briga de gangues por território. O padrasto de Porquinho, Mateus Ribeiro dos Santos, o Mateusão, soube do envolvimento do enteado e prestou depoimentos atestando a participação dele no crime. 
 
Tempos depois, Mateusão soube que estaria ameaçado de morte pelo prefeito Jorge Donati e denunciou a ameaça ao Tribunal de Justiça do Estado (TJES). Treze dias depois, Mateusão foi executado em Linhares, mas a morte dele também não foi tipificada como queima de arquivo, já que o acusado do crime disse ter matado Mateusão por vingança à morte de um primo ocorrida 20 anos antes. As mortes de Mateusão e Porquinho foram apuradas pelo delegado Fabrício Lucindo Lima, do DPJ de Linhares.
 
Mais recentemente, um ex-policial motorista de táxi de Conceição da Barra, Walter Coutinho Cozer, foi assassinado e teve o corpo encontrado em 14 de fevereiro deste ano. O corpo carbonizado do taxista foi encontrado no porta-malas do carro que dirigia. À semelhança dos demais crimes que implicam Donati, o autor foi rapidamente encontrado. Huagno Rodrigues foi preso em 24 de fevereiro afirmando que havia matado e incendiado o corpo do taxista para roubar um talão de cheques. Este caso foi investigado pelo delegado Janderson Lube, que concluiu o inquérito na confissão do acusado. 
 
    

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/