Quinta, 25 Abril 2024

Desgaste antecipado

jones_alcantaro_rede_social_leonardo_sa Facebook/Leonardo Sá
Facebook/Leonardo Sá

Os embates eleitorais deste ano, inevitavelmente, passarão pela pandemia do coronavírus e atuação dos gestores para conter a crise. Em Aracruz, norte do Estado, a questão já pega fogo, consolidando cada vez mais o vereador Alcântaro Filho (PSD) no campo principal de oposição ao prefeito Jones Cavaglieri (SD), candidato à reeleição. Já há alguns dias, o mercado político se alvoroça com a denúncia feita por ele na Câmara, Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPES-MPF) e Tribunal de Contas, que apontou superfaturamento e esquema de empresas laranjas em contrato de ambulância de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel para tratamento da doença no município. O caso rendeu confronto em grupos de rede social formado por integrantes da sociedade civil com a secretária de Saúde, Clenir Avanza, responsável pela medida, e Alcântaro chegou a fazer um Boletim de Ocorrência (B.O) alegando que ela o chamou de mentiroso e de propagar fake news, tudo detalhado depois em uma live. A polêmica obrigou Jones a se explicar também em vídeo, quando garantiu que daria uma resposta às acusações. O contrato teve que ser rescindido, mas a reivindicação de um bloco de vereadores, puxado por Alcântaro, cobrando a saída da secretária da pasta, foi ignorada. Jones optou por assumir o desgaste, Alcântaro ganhou novo gás, e assim vai se desenhando a disputa entre os adversários das eleições de novembro deste ano. 

Ligou os pontos
A denúncia do vereador se refere ao contrato assinado por Clenir Avanza ainda em maio com a empresa Removida Emergências Médicas, de Colatina, para uma ambulância de UTI Móvel no valor de R$ 438 mil, por seis meses. Alcântaro investigou nesses meses e comparou: a mesma empresa, por idêntico período, custou R$ 121 mil (só não teve contratação de motorista) à prefeitura de Fundão.

Ligou os pontos II
E mais: a análise de preço para contratação sem licitação, permitida devido ao estado de emergência, teria contado com a Removida e outra empresa com relação de parentesco de primeiro grau, a SGS Serviços Médicos. A terceira colocada foi a Ágape Home Care. O vereador foi atrás das sedes e dos patrimônios. Descobriu que as perdedoras não estão nos locais indicados, nem têm ambulâncias próprias. 

Repercussão
A live de Alcântaro Filho foi realizada no início deste mês, após a bomba explodir na cabeça do prefeito, e gerou oito mil visualizações no Facebook. A resposta de Jones Cavaglieri, na mesma rede social, alcançou 1,4 mil pessoas. O vereador segue com denúncias de outros atos da atual gestão e a campanha #foraClenir.

Sem cabo eleitoral
Enquanto as peças dos tabuleiros avançam, continua em aberto o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), no município que é seu reduto eleitoral. Tempos atrás, falou-se em possível aliança com Jones, que o derrotou em 2016, com efeitos neste ano e na disputa de 2022, quando Erick, tudo indica, deve alçar novos voos. Mais recentemente, porém, a conversa seria "neutralidade". Difícil...

Sem cabo eleitoral II
Neste momento das articulações, quando sobram nomes, o Republicanos de Erick tem como cotado na disputa à prefeitura o vereador Romildo Broetto. Mas a posição do deputado de possível neutralidade já joga por terra o palanque.

Tabuleiro
Em campo, também, estão o vice-prefeito Lucio Zanol, do PSB de Renato Casagrande, rompido com Jones, a vereadora Dileuza Del Caro, do mesmo partido, e Dr. Coutinho (Cidadania). Se o quadro assim permanecer, terá disputa interna no mesmo grupo de alianças. A conferir!

Tudo como está
Por falar em Casagrande, ele preferiu não mexer na liderança do Governo na Assembleia Legislativa. O deputado Dary Pagung será oficializado na função, que exerce de forma interina há meses, desde que Bruno Lamas retornou à Casa para disputar a prefeitura de Serra, o que tirou a cadeira de suplente de Freitas, o então líder.

Eterno líder
Caso o governador fizesse a troca, seria a terceira em pouco tempo, o que nem pegaria bem. O primeiro líder, como se sabe, foi Enivaldo dos Anjos (PSD), que chutou o balde após o atrito com o governo decorrente da manobra da eleição da Mesa Diretora para favorecer Erick, mas ainda hoje, segue fazendo as melhores defesas da gestão estadual em plenário e nas sessões virtuais.

PENSAMENTO:
"É fraqueza entre ovelhas ser leão". Luís de Camões

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/