Sábado, 27 Abril 2024

Novas 'fichas'

banner_casagrande_bolsonaro_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

O governador Renato Casagrande (PSB) tentou de todo jeito fugir da polarização nacional em sua busca pela reeleição, mas não teve saída! Em vários estados, os resultados das urnas refletiram a "guerra" entre a direita e a esquerda, representadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e o petista Lula. Com o inesperado segundo turno, efeito exatamente do crescimento do palanque de Carlos Manato (PL), a estratégia segue a mesma, porém, com novas fichas e protagonizada por aliados. Um grupo ligado ao governador tem discursado no sentido de separar as duas disputas e até começou a publicar banners nas redes sociais, declarando voto casado em Casagrande e Bolsonaro. Foi o que fizeram, na quarta e quinta-feira (5 e 6), o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União), e filiados do Podemos: os deputados federais eleitos Gilson Daniel e Victor Linhalis, e o suplente na chapa, Coronel Alexandre Ramalho. Já os prefeitos trataram o tema no encontro com Casagrande realizado em Vitória. Ecoaram a nota de separar as duas eleições, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), e de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD). O próprio Casagrande aproveitou a deixa: "Nesta hora, precisamos olhar para o projeto local", enfatizou, dizendo que dialogou bem com todos os ministros de Bolsonaro. "Não importa quem vencer, vou seguir dialogando bem", acenou. As investidas, como se sabe, não são à toa. O eleitorado do Espírito Santo, apesar de um índice menor registrado nessa eleição comparado com 2018, é majoritariamente bolsonarista, conservador e de direita. No primeiro turno, o presidente cravou 52,2% de votos, à frente de Lula, com 40,4%. Agora, e essa dupla Casagrande-Bolsonaro, hein, cola?

Novas 'fichas' II
As mensagens de Euclério e das lideranças do Podemos nas redes são semelhantes: "Fechado com Bolsonaro 22 para presidente e Casagrande 40 para governador"; "Sou Bolsonaro, sou Casagrande"; "Voto em Casagrande e Bolsonaro"; "Sou 22 e voto 40".

Novas 'fichas' III
O termômetro, após as publicações, indica ao menos estranhamento e muitas perguntas. Mas o que vale é a urna! Seguimos de olho...

Efeitos
Esse movimento é apontado como independente, sem a digital de Casagrande. Mesmo assim, joga luz no PT, disposto agora a entrar de vez em sua campanha, na meta de barrar o bolsonarismo. Essa parceria não ocorreu efetivamente no primeiro turno, por discordâncias nos rumos da aliança com o PSB e no apoio a Lula, que também não existiu, de fato, pelo governador. Veremos os efeitos...

Enquanto isso...
O senador eleito Magno Malta (PL), que passou o primeiro turno preocupado apenas com seu próprio umbigo, diz que participará ativamente da campanha de Manato contra Casagrande. Ele gravou um vídeo ao lado de Bolsonaro, em Brasília, já devidamente espalhado pelo candidato.

Pior que está, fica!
O já esperado anúncio de apoio do ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos a Manato, oficializado nesta quinta-feira (6), trouxe junto o anúncio de saída da Rede Sustentabilidade. O partido, que já não tem muito quadros, perde, assim, sua principal liderança. Quem assumirá o posto?

Que coisa...
A escolha também gera burburinhos nos bastidores. Três vezes prefeito da Serra, ex-deputado federal, um resultado aquém na disputa deste ano, é verdade, mas...trabalhar na Câmara de Vitória? Está aí algo que chamou atenção. Se Manato levar, pode virar secretário, se não...

Mesmo tom
O apoio a Manato também foi declarado em vídeo publicado nas redes sociais, em que Audifax se vale do mesmo tom de campanha, disparando contra Casagrande em áreas essenciais, como segurança pública e saúde, e ainda apontando "suspeitas de corrupção", obras paradas e a situação da pobreza. Sem esquecer, é claro, do mantra do "dinheiro guardado".

'Isentão'
Parceiro do ex-governador Paulo Hartung (sem partidos) de outros "carnavais", o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, declarou ao Estadão, que iria anular o voto no segundo turno, mas mudou de ideia, vai de Lula (PT). Já Hartung, até hoje, segue publicando artigos com mensagens nas entrelinhas.

Nas redes
"Casagrande firma compromisso em defender a permanência da Petrobras no Espírito Santo (...)". Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-ES), após encontro com o governador e anúncio de apoio.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários: 2

Breno em Terça, 11 Outubro 2022 07:58

Quem vota Manato
Vota Bolsonaro

Casagrande é Lula!
Não se deixe enganar por essa campanha de gente baixa que não tem o que fazer!

Quem vota Manato Vota Bolsonaro Casagrande é Lula! Não se deixe enganar por essa campanha de gente baixa que não tem o que fazer!
Ravanelli em Quarta, 12 Outubro 2022 17:43

O bolsonaro nosso presidente vai sair vitorioso. Agora esse oportunista do manato, que se apega em receber voto por conta do nosso presidente, esse aí não vai. O manato que se diz evangélico, mas foi do maior grupo terrorista. O manato que se diz família não aparec nenhum dia com a família. O manato que se diz tão do povo só investe onde tem voto e dá voto, ou seja somente em bairros ricos e com muitas pessoas. Oportunista é o manato que quer pegar carona com quem já fez. Casagrande
já fez e ainda vai fazer muito mais e governa com os 2 presidentes.Casagrande é o melhor hoje e sempre. É estadual 40 é federal 22.

O bolsonaro nosso presidente vai sair vitorioso. Agora esse oportunista do manato, que se apega em receber voto por conta do nosso presidente, esse aí não vai. O manato que se diz evangélico, mas foi do maior grupo terrorista. O manato que se diz família não aparec nenhum dia com a família. O manato que se diz tão do povo só investe onde tem voto e dá voto, ou seja somente em bairros ricos e com muitas pessoas. Oportunista é o manato que quer pegar carona com quem já fez. Casagrande já fez e ainda vai fazer muito mais e governa com os 2 presidentes.Casagrande é o melhor hoje e sempre. É estadual 40 é federal 22.
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/