Sexta, 26 Abril 2024

Evento criado nas redes sociais convoca para Dia Mundial sem Carro

Evento criado nas redes sociais convoca para Dia Mundial sem Carro
“Nesse Dia Mundial Sem Carro vamos ocupar as ruas de maneira mais humana”. Esta é a frase de abertura do evento criado nas redes sociais que convoca a população a ocupar as ruas de Vitória neste domingo (22), quando será realizada uma bicicletada para reivindicar uma cidade mais justa e humana. Participantes também sairão a pé, de patins, skate e patinetes.
 
Divulgado em todo mundo, o dia é um convite a um manifesto, uma reflexão sobre os problemas gerados pelo uso intenso de automóveis, em detrimento da qualificação dos outros meios de transporte mais sustentáveis, e promete boa adesão de público. Até essa sexta-feira (20) mais de 500 pessoas já haviam confirmado participação. 
 
O grupo vai se concentrar na rua de lazer em frente ao Banco do Brasil, na Praia de Camburi, às 9 horas, e o trajeto só será definido no local. A saída está marcada para às 10 horas.
 
A defesa do uso de bicicletas como meio alternativo de locomoção vem ganhando cada vez mais força no Estado e, para os ciclistas, apoiar e aderir ao Dia Mundial sem Carro é tornar esse movimento ainda mais forte na Capital. 
 
Os ciclistas afirmam que também serão reivindicados problemas pontuais da cidade em relação à mobilidade urbana. Além da reforma das ciclovias – reclamada por devido à baixa qualidade do material utilizado –, eles reclamam que muitas vezes ficam de fora do debate sobre o tema na cidade. 
 
No página do Facebook, Bicicletada Vitória, por exemplo, apesar de elogiar as iniciativas itinerantes da gestão do prefeito Luciano Rezende (PPS) de debater questões ligadas à mobilidade urbana, na videoconferência realizada nessa sexta (20), as três principais entidades com maior destaque no debate ficaram de fora: Ciclista Capixaba, Bicicletada Vitória e Movimento Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC).
 
“O gabinete online é muito importante, mas não pode substituir o contato presencial com o cidadão, olho no olho”, diz a mensagem postada na página. A expectativa é que este contato, pelo menos entre ciclistas e sociedade, avance neste domingo (22), durante a bicicletada. 
 
Estima-se que, no mundo, existam hoje mais de 1 bilhão de automóveis. Aproximadamente 4% estão no Brasil. Colocados em fila, dariam mais de 10 vezes a distância da Terra à Lua.
 
No Espírito Santo essa frota ultrapassa 1,5 milhão de veículos. Um número que cresce, por ano, de 8 a 10%, segundo os dados do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-ES). 
 
Na Europa, onde o dia 22 de setembro foi marcado como o Dia Mundial sem Carro, muitas cidades reservam toda a semana para debater a dependência criada entre o ser humano e o carro, com o objetivo de apresentar à sociedade formas alternativas de mobilidade. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/