quarta-feira, junho 25, 2025
19.9 C
Vitória
quarta-feira, junho 25, 2025
quarta-feira, junho 25, 2025

Leia Também:

Governo contraria planejamento e cancela obras do aeroporto de Linhares

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) anunciou, nesta terça-feira (18), o cancelamento da licitação para obras no aeroporto de Linhares, na região norte capixaba. Mesmo sendo incluída como uma das “prioridades” dentro do eixo de infraestrutura do planejamento estratégico da atual gestão, os planos de construção de novas pistas de pouso/decolagem e de taxi, além de melhorias na sinalização foram adiados. A previsão do governo é de que uma nova licitação seja lançada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES).

As obras faziam parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável (Proedes), lançado pela gestão passada e que acabou esvaziando pelo atual governo Paulo Hartung (PMDB). A licitação também sofreu um atraso por conta de intervenções da Justiça, que chegou a impedir a continuidade da licitação no ano passado. As obras no aeroporto de Linhares estavam orçadas inicialmente em R$ 30 milhões, sendo 60% oriundos da União, e 40% do Estado.

O projeto de ampliação do aeroporto de Linhares foi anunciado em maio de 2012, como a maior pista de pouso e decolagem do Espírito Santo. Segundo o governo do Estado, as obras de engenharia incluem a construção de uma nova pista de pousos e decolagens no local, com 1,8 quilômetros de extensão, bem como melhorias na infraestrutura do aeroporto – ampliação do pátio de aeronaves e instalação de nova sinalização na nova pista.

Na época do anúncio, a Setop previa a conclusão das modificações até o final de 2013, mas a pasta foi forçada a abrir uma nova licitação no ano passado. Depois, a previsão era de que a obra fosse iniciada no primeiro semestre de 2014. Entretanto, logo no início da gestão Hartung, o certame foi suspenso por tempo indeterminado (sine die). Desta forma, a continuidade vai depender do novo edital, ainda sem data prevista.

De acordo com o projeto anterior, o aeroporto linharense deveria passar a receber aeronaves de carga e aviões com capacidade máxima de 200 passageiros. A previsão era de que o novo terminal recebesse até 1,2 mil voos por ano.

Mais Lidas