Quarta, 15 Mai 2024

Projeto prevê padronização dos pontos de ônibus da GV

Projeto prevê padronização dos pontos de ônibus da GV
Os pontos de ônibus da Grande Vitória devem receber melhorias como mapas esquemáticos padronizados para facilitar o acesso às informações pelos usuários sobre as linhas em operação do sistema de transporte coletivo. A medida faz parte do Plano Regional de Integração Informativa, proposto pelo deputado Marcelo Santos (PMDB), e que tramita na Assembleia Legislativa.
 
Se o projeto de lei for aprovado, os pontos serão padronizados com placas indicativas que deverão conter o número da linha, principais logradouros que integram o itinerário, bairro de destino, tempo médio da rota e número de telefone para denúncias. As placas, prevê o PL, deverão ser padronizadas e adaptadas para garantir a orientação de pessoas com deficiência.
 
“Todos têm direito a um transporte coletivo de qualidade, segundo o disposto no inciso V do art. 30 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Portanto, a circulação e a mobilidade urbana geram na atualidade o debate sobre deslocamento de bens e pessoas no território urbano, englobando, entre outros aspectos, questões sobre acessibilidade, infraestrutura, planejamento, gestão, sustentabilidade e inclusão social”, sustenta o deputado que é presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia. 

 
Santos explicou que a legislação vai melhorar a arquitetura e padrões de satisfação das necessidades dos usuários do transporte coletivo, com informações claras e precisas, em cada ponto de parada, acerca dos itinerários das linhas, bem como dos horários aproximados.
 
Na última semana o deputado visitou alguns pontos de ônibus da Grande Vitória e denunciou o péssimo estado dos abrigos. Na ocasião ele disse que 500 novos abrigos de ônibus estão em processo de licitação pela Ceturb-GV e deverão começar a ser implantados no início do ano que vem, dentro da padronização proposta pelo PL.
 
Segundo ele, a rede Transcol conta com mais de quatro mil pontos de ônibus instalados, mas apenas mil têm abrigos.
 
Além do mapa, o Programa Regional de Orientação Padronizada defendido pelo deputado determina que os novos abrigos tenham cobertura suficiente, banco, calçamento antiderrapante, bem como vedação a fim de proteger o usuário do vento, da chuva e do sol.
 
Inicialmente, os municípios beneficiados serão os da região metropolitana da Grande Vitória: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
 
A manutenção e a conservação dos abrigos de ônibus são de responsabilidade dos municípios. Contudo, de acordo com o artigo 25 da Constituição Federal, os estados também podem intervir para garantir a qualidade na prestação do serviço público.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/