Sexta, 17 Mai 2024

Projeto quer assegurar à população o direito de falar durante audiências públicas

Projeto quer assegurar à população o direito de falar durante audiências públicas
Um projeto de lei visando a garantir ao cidadão o direito à participação verbal nas audiências públicas foi protocolado na Câmara de Vitória. A proposta é do vereador Vinícius Simões (PPS). Segundo ele, a expectativa é de permitir a participação verbal de todos os participantes durante os debates realizados em Vitória. 
 
Atualmente, essa é uma das principais reclamações de quem tenta debater os problemas da cidade com o poder público. E, segundo o vereador, esse direito não vem sendo respeitado integralmente. 
 
“O período disponibilizado aos cidadãos para argumentação e defesa de seus pontos de vista geralmente não são suficientes. Além de disso, quando a participação se dá por meio de envio de perguntas à mesa, são respondidas apenas as questões selecionadas, inviabilizando a discussão sobre os pontos polêmicos da demanda”, argumentou.
 
De acordo com o projeto, além do tempo de participação do cidadão que deve ser estipulado no inicio do evento, os participantes devem poder participar de forma escrita , devendo o texto ser lido durante o debate. 
 
“As audiências públicas municipais são necessárias sempre que está em jogo o direito coletivo, com objetivo de ouvir os diversos grupos e opiniões acerca de uma mesma questão”, ressaltou Simões.
 
Se aprovado o PL, o vereador acredita que agregará legitimidade às decisões políticas, dando transparência ao processo e fortalecendo assim a democracia na esfera municipal da cidade de Vitória. 
 
Entre as principais reclamações feitas pela população durante as audiências públicas estão o pouco tempo deliberado para a participação popular, a não abertura do microfone para manifestações, o seu caráter apenas consultivo e até o não esclarecimento das dúvidas inscritas durante o debate ou não são respondidas ou são ficam para ser respondidas posteriormente por e-mail.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/