Terça, 07 Mai 2024

Água e vinho

A Assembleia Legislativa retoma seus trabalhos na próxima semana, dividida em dois blocos: G15 e o G11, resultado da votação que arquivou o projeto de decreto legislativo que propunha o fim do pedágio na Terceira Ponte, com toda aquela polêmica. Pelo menos hipoteticamente, esse é o clima. Há aqueles que negam, mas mesmo admitindo-se a possibilidade dos onze deputados que votaram contra o governo permaneceram na base, como é o desejo ardente da bancada do PT, a convivência dentro da Casa não será mais a mesma. Entre os mais “chegados” de Renato Casagrande, os comentários são de que a tendência é o governo atender aos pedidos dos parlamentares seguindo a linha de conduta do secretário chefe da Casa Civil, Luiz Ciciliotti. Ou seja, alijando os integrantes do G11 - os petistas não aceitam. Com outro detalhe para colocar lenha nessa fogueira: os deputados já estão em clima de eleição e correm atrás de votos. O momento serve para agravar ainda mais essa relação. Mais provável os dois grupos ficarem igual à água e o vinho: nada de misturas. 
 
Saia-justa
Não está mesmo fácil para o governador Renato Casagrande. Recebeu queixar até no seu momento oba-oba, a entrega de 18 ambulâncias para a rede estadual, solenidade realizada na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nessa terça-feira (23). Dirigentes do Sindisaúde pararam o governador logo na chegada. Ele até tentou ignorar, mas não teve jeito. Foi obrigado a ouvir.
 
Tiroteio
A propósito, tudo que Casagrande comenta nas redes sociais se volta contra ele. Ao anunciar todo-todo a entrega dessas mesmas ambulâncias, recebeu de volta inúmeras críticas sobre a saúde pública do Estado. Teve um que ainda soltou essa: “podia colocar as ambulâncias para socorrer os manifestantes. Essas balas de borracha machucam”. 
 
Linha de frente
Comentários de bastidores envolvem um trio e tanto no protesto realizado na rua Chapot Presvot, Praia do Canto, nessa terça-feira (23). A marqueteira Bethe Rodrigues, o ex-secretário Haroldo Corrêa Rocha e o vereador de Vitória Serjão Magalhães (PSB) estariam entre os moradores insatisfeitos com a obra da prefeitura que irá mudar o trânsito na área. Outros políticos que também moram por ali não aderiram ao movimento.
 
Linha de frente II
Já houve até quem apelidasse o trio de “bonde dos ressentidos”. Bethe Rodrigues pela derrota de Iriny Lopes (PT) à prefeitura; Haroldo era vice na chapa do tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, e Serjão ficou só na intenção, não passou da fase de pré-candidato. 
 
Forcinha
O deputado estadual Gilsinho Lopes (PR) aproveita o recesso parlamentar para dar gás na candidatura a prefeito do Gil da Saúde, também do PR, em Pedro Canário. A eleição extemporânea do município é no dia 4 de agosto. Gil da Saúde, por enquanto, está no comando da prefeitura, como presidente da Câmara de Vereadores.
 
Obstáculo
Por lá, o divisor de águas é o ex-prefeito Wilson Fiorot (PSB). Candidatura do socialista está na dependência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TER-ES) para ser liberada. 
 
Abrigo
O ex-prefeito de Santa Maria de Jetibá Hilário Roepke (PMDB), o Gatinha, foi nomeado para o cargo em comissão de assessor especial nível IV, na Secretaria de Estado do Governo. Mais um ex-prefeito empregado. 
 
Mais um
O secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT), ganhou perfis falsos nas redes sociais. O autor da farsa coloca fotos, responde a mensagens e tudo que tem direito. 
 
140 toques
“E agora, ficando claro que parte do vandalismo é praticado por agentes policiais, como fica o discurso daqueles que legitimavam esses atos???”. (Roberto Beling - articulador da Rede Sustentabilidade – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Perigo e prazer dão no mesmo galho”. Provérbio escocês

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/