Domingo, 28 Abril 2024

Águas de março

 

O temporal que deixou Vila Velha em situação caótica recentemente parece ter servido como “choque de realidade” ao prefeito Rodney Miranda (DEM). A estreia em lidar com o problema crônico que atinge o município fez com que ele mudasse mais uma vez seu discurso de campanha. No calor do período eleitoral, Rodney atribuía os estragos causados pelos alagamentos à falta de competência do antecessor, Neucimar Fraga (PR). Logo depois, já na cadeira de prefeito, adotou discurso mais “pé no chão”, no entanto, continuava a prometer minimizar e até acabar com o problema. Agora, completando 100 dias de gestão, em entrevista ao jornal A Gazeta, já confessa que é difícil acabar com os alagamentos e diz apostar em parcerias para, pelo menos, reduzir o caos. Mais uma daquelas promessas que caem muito bem somente em período eleitoral. Enquanto isso, bombardeio de propagandas e ações que juram pôr fim à questão. Haja dinheiro, Jesus!
 
Engodo
Também não pode passar batida a prioridade destacada por Rodney no balanço feito em A Gazeta, corte de pessoal. Ele reduziu um pouco o número de comissionados, é verdade, mas em compensação elevou em 200% os gastos com o primeiro e segundo escalões em Vila Velha, inclusive o próprio salário. Isso sem falar na nomeação da “parentada” de vereadores. Que diga o presidente da Câmara, Ivan Carlini (PR)...
 
Dívida
Rodney, aliás, não é o único a recuar de promessas que depois ganham contornos de longo prazo, tipo a perder de vista. Alguém se lembra da isenção do IPTU do prefeito de Cariacica, Juninho (PPS)? Infelizmente, os moradores terão que esperar sentados. Nunca é demais reforçar: promessa é dívida. 
 
Dívida II
Por falar nisso, os prefeitos ainda estão naquela de justificar cobranças de seus mandatos nos antecessores. Já deu, hein. Há muito tempo. 
 
Mais
Ainda em relação a Juninho, as pequenas entidades que representam a sociedade civil já sentem também a diferença no “antes e depois” do prefeito. Antes, ele se disponibilizava a ir a todos os encontros solicitados, depois, não mais. Pelo menos nas menores, ele não tem entrado.
 
No encalço
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) deve “morrer de amores” pelo colunista da Folha de S. Paulo Elio Gaspari. Não bastasse a dor de cabeça que o jornalista deu a Hartung no caso das masmorras capixabas, agora repercutiu o esquema do Instituto Sincades. O que o ex-governador fez para merecer isso gente? “Tadinho”...
 
No encalço II
A propósito, alguém engoliu as desculpas e justificativas do secretário de Estado de Desenvolvimento, Nery De Rossi, sobre os incentivos fiscais concedidos ao setor atacadista? E o teor da nota do Sincades? Piadinhas do dia. 
 
Dada a largada
Começou com antecedência a temporada de entrega de tratores e equipamentos agrícolas Estado afora, sempre com a presença do governador Renato Casagrande. Em cada evento, alguns votos para 2014.  
 
Visita
A ministra chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, abre evento que reúne os novos prefeitos nesta sexta-feira (12), em Vitória. Objetivo é apresentar aos gestores os programas do governo federal, atendendo a pleito da senadora Ana Rita e da deputada federal Iriny Lopes, do PT.  
 
140 toques
“O ES mais uma vez assunto principal da coluna Elio Gaspari. E novamente saindo mal na foto”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha Roberto Beling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê lhe poder”. Abraham Lincoln

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/