Sexta, 26 Abril 2024

Alheios à democracia

 

É lamentável que nenhum dos deputados, na primeira sessão da Assembleia Legislativa após as eleições, tenha registrado sequer uma nota de repúdio em menção aos ataques de hackers ao jornal Século Diário, ocorrido na véspera das eleições. 
 
Não estamos aqui implorando a solidariedade dos parlamentares. Não é nada disso. Mas esperávamos que um dos deputados desse a importância que o episódio merece. Registrar o ataque a um veículo de comunicação que ajuda a escrever a história deste Estado há 13 anos, não é nenhum favor a Século Diário, mas uma obrigação dos parlamentares que se dizem interlocutores do povo e da democracia. Afinal, o jornal produz informação, sobretudo, para os leitores capixabas, uma vez que somos o único jornal do Estado focado na cobertura regional. Cercear o direito do jornal de se expressar, é o mesmo que cercear o acesso do leitor à informação.
 
No entendimento dos parlamentares, porém, o atentado ao jornal é uma ocorrência corriqueira, banal, que não merece tomar o tempo “tão preciso” dos nossos representantes. Os que falaram preferiram saudar com boas-vindas os prefeitos eleitos e elogiar a “festa da democracia”, mesmo sem ter conhecimento da abrangência do termo. 
 
Não bastasse a censura imposta pela própria Justiça – para quem ainda não sabe, continuamos sob censura -, o jornal foi vítima de outra forma de cerceamento: o ataque de hackers que tirou do ar o jornal e apagou seu banco de dados. 
 
Não fosse um esforço sobre-humano da equipe do jornal para recolocá-lo no ar (depois de mais de cinco horas inativo), estaríamos fora da cobertura das eleições 2012. Justamente um dos veículos que se consolidou como referência na cobertura da política capixaba. 
 
O silêncio dos deputados se torna ainda mais “ensurdecedor” quando se acrescenta ao fato a agravante de que o ataque não foi uma mera “brincadeira” de garotos desocupados em busca de diversão. 
 
Muito ao contrário, as evidências mostram que o ataque teve conotação política, foi premeditado e profissional. Os criminosos estavam monitorando o jornal desde as primeiras horas do sábado (27), aguardando a publicação da pesquisa de intenção de voto para prefeito de Vila Velha, que apontava empate técnico entre os dois candidatos, para iniciar o ataque. É bom que se registre que as contas de e-mails, senhas de bancos e outros dados pessoais de jornalistas de Século Diário foram hackeados. 
 
Ao ignorar o episódio do ataque, a Assembleia admite que pouco se importa com a violação à liberdade de expressão, um dos direitos intrínsecos à democracia. Uma pena. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/