Domingo, 28 Abril 2024

Caixa de ressonância

O prefeito Luciano Rezende (PPS) verbalizou à imprensa aquilo que nos meios políticos já era conhecido, sua definição sobre o apoio ao governador Renato Casagrande e seu afastamento do antigo aliado, o ex-governador Paulo Hartung.



A declaração de Rezende na verdade ecoa um sentimento de parte da classe política, que antes fora fiel ao ex-governador, mas que hoje procura uma acomodação diferente na base do governador Renato Casagrande. Luciano, em especial, teve motivos para mudar sua posição.



No período pré-eleitoral, quando o ex-governador Paulo Hartung tentava viabilizar sua candidatura à prefeitura de Vitória, mandava muitos recados por meio de seus emissários, tentando limpar o campo político para a construção de um palanque de unanimidade no município.



Rezende, desde o início, se colocou ao lado do ex-governador apoiando sua candidatura, caso ele se colocasse, mas pedia a vaga de vice na chapa. Quando surgiu a possibilidade de um acordo dentre PT e PMDB, Rezende sentiu-se desprestigiado com o ex-governador.



Mas Hartung não parou por aí, além de tentar por cima tirar a candidatura de Iriny Lopes (PT), aporrinhou Luiz Paulo (PSDB) e Luciano para que retirassem suas candidaturas. Mas não conseguiu e acabou deixando a disputa.



Já o governador Renato Casagrande teve um papel fundamental na candidatura de Luciano Rezende, conseguindo colocar no palanque do popular-socialista o PP e o PR. Isso mostra a quantas anda o sistema de unanimidade. Se Hartung pretende reunir seus antigos aliados para erguer um palanque alternativo ao governo do Estado, talvez não consiga agregar tanto quanto antes.





Fragmentos:



1 – Marina Silva vem ao Estado no próximo dia 19 para o XIII Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente. Também deve fortalecer a movimentação da Rede capixaba na busca de assinaturas para a formação do novo partido.



2 – Vencedora em Vitória no primeiro turno na disputa presidencial de 2010, a ex-senadora deve sair do Estado com um diagnóstico dos primeiros passos do movimento capixaba.



3 – A polêmica no diretório de Vitória ofuscou a reeleição do ex-prefeito Max Filho (PSDB) para o comando do ninho tucano canela-verde. É que por lá a situação anda bem mais tranquila.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/