sexta-feira, junho 13, 2025
20.9 C
Vitória
sexta-feira, junho 13, 2025
sexta-feira, junho 13, 2025

Leia Também:

Dança das cadeiras

 

Desde que assumiu a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em março deste ano, Patrícia Gomes Salomão pouco apareceu. Alçada ao cargo por indicação política, apesar de ser funcionária de carreira do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a nova filiada ao DEM ainda não mostrou a que veio. O que gera muitas incógnitas. As mexidas desta semana na entidade autárquica vinculada à pasta, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), entram nesse novo contexto. Exoneração de Aladim Cerqueira seria estratégia para acalmar os ânimos? Parece que sim.  
 
Digo acalmar os ânimos em todos os sentidos. Primeiro, com os servidores do Iema, em greve já há mais de dois meses, e com muita dificuldade de negociação com o governo do Estado. Segundo, uma tentativa de desvincular o Iema do legado deixado pelos antecessores. Todos rezaram a cartilha dos grandes projetos poluidores, com atos lastimáveis de favorecimentos, heranças do governo Paulo Hartung (PMDB). 
 
Com as mudanças, Aladim Cerqueira, que é funcionário público de carreira, continua no governo, porém, respondendo pela Subsecretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário, da Agricultura e da Pesca, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). Está fora da seara ambiental. O antigo ocupante da cadeira que Aladim passa a ocupar,  Fábio Ahnert, volta à Seama, onde já circulou por alguns cargos, para atuar como subsecretário de Estado Técnico de Meio Ambiente. O retorno de Ahnert, considerado um quadro técnico e com bom fluxo entre os servidores, representa ganho para a nova secretária. 
 
A novidade mesmo é o novo diretor presidente do Iema, Cláudio Denicoli, que até pouco tempo atrás era o secretário de Meio Ambiente da Serra. Denicoli foi exonerado para atender a outra indicação política. À frente da pasta municipal, pareceu bem intencionado e até mesmo entendido sobre assuntos aos quais tomou frente. O que nesse campo é uma raridade. Mas veremos os próximos capítulos. A Seama/Iema, como se sabe, é um sistema difícil de desmontar. 
 
O único remanescente do grupo que ditava as regras na pasta há bem pouco tempo é o diretor técnico do Iema, Fernando Aquiroga. Ao que tudo indica, porém, o próximo a sair do cargo. Ele também atuava de acordo com os interesses de Aladim, quem vêm a ser os interesses do ex-secretário Paulo Ruy Carnelli, da ex-diretora do Iema Sueli Tonini…e companhia ilimitada.  
 
Limpar o terreno na pasta ambiental, não restam dúvidas, é uma medida inteligente. Principalmente depois de o governo Renato Casagrande meter os pés pelas mãos e manter no comando da pasta o ex-presidente da Cesan Paulo Ruy Carnelli, que além de não entender nada do assunto, sempre foi um hartunguete de carteirinha. Paulo Ruy assumiu a pasta no início da gestão atual, como um dos principais integrantes do núcleo duro do ex-governador. E, como esperado, fez muito feio.
 
Sua missão foi única e exclusivamente garantir a manutenção do sistema de favorecimento às empresas aqui instaladas, leia-se em especial as velhas conhecidas dos capixabas, Vale, ArcelorMittal, Aracruz Celulose (Fibria) e Samarco, e as novas, Ferrous, Jurong e por aí vai…
 
Tratando-se de Seama/Iema, aliás, a máxima tem sido essa há muitos anos, desde o longo reinado de Maria da Glória Brito Abaurre, mudando somente o nome e endereço. 
 
Seja qual for a real intenção da dança nas cadeiras na pasta ambiental, Patrícia Salomão marcou um ponto positivo. Não significa, no entanto, que sejam sinais de novos tempos na Seama/Iema. Afinal, até que ponto as boas intenções – se é que elas existem de fato – da nova equipe serão capazes de render bons frutos para o meio ambiente?
 
É preciso muito mais do que isso para tentar quebrar uma relação pra lá de antiga, cercada de interesses. 
 
Mas não deixa de ser um importante passo. 

 

 
Manaira Medeiros é jornalista e especialista em Educação e Gestão Ambiental.

Mais Lidas