sexta-feira, abril 25, 2025
23.9 C
Vitória
sexta-feira, abril 25, 2025
sexta-feira, abril 25, 2025

Leia Também:

Desconfiança

Nessa disputa pelo comando da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), há quem avalie, com dose significativa de procedência, que, entre o prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), e o prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PMDB), fica com Zanon. A explicação é simples: o linharense não esperneia, não cria tempestade à toa, nem muda de posição como os ventos mudam de direção. Prefere o diálogo. Gilson Daniel é o contrário: já andou com o ex-governador Renato Casagrande (PSB) e, agora, anda com o governador Paulo Hartung (PMDB). Ou seja: quem vai assinar embaixo de Gilson Daniel se ele resolver brincar com o governador? .

Casos de família

Além de ter que acolher as indicações do ex-prefeito Jorge Donati, que faleceu ano passado, o prefeito de Conceição da Barra Chicão Vervloet (PSDB) está enfrentado contrariedades dentro da própria família. Ele bateu boca com o concunhado, o empresário Nerzi Dalla Bernardina Junior, dono da destilaria Alcon, que, com o irmão Erivan Tavares, vice-prefeito de Pedro Canário na Era Mateusão, cobra maior participação na gestão de Chicão.

Casos de família II

Como a eleição apertadíssima do jeito que foi, em que Chicão superou Manoel Pé de Boi (PMN) por pouco mais de mil votos, os concunhados se julgam responsáveis pelo êxito do prefeito, razão pela qual pleiteiam as secretarias de Finanças e Planejamento; Infraestrutura; e Assistência Social. Chicão resiste.

Composição

O secretariado de Chicão é praticamente o mesmo de Donati. As exceções são Gestão de Geração de Emprego e Renda, cargo criado para acomodar Jorge Alexandre da Silva, e a secretaria de Cultura e Turismo, comandada por Sérgio Rondelli, amigo de infância de Chicão dos tempos de Santa Teresa.

Desilusão

Fidelidade nem sempre é bom negócio. Veja-se o caso do ex-vereador Namy Chequer (PCdoB). Ninguém foi mais fiel a Fabrício Gandini (PPS) que Namy, que, ao contrário do companheiro, não foi reeleito. E de que adiantou? Nada. E olha que Gandini mandou mais na gestão de Namy que na própria à frente da presidência da Câmara.

Dica

Em seu Facebook, Paulo Hartung (PMDB) elogia e recomenda o novo DVD de Maria Bethânia, um registro da turnê que celebrou os 50 anos de carreira da cantora. Entre as faixas, está a canção… Casa de Caboclo. No entanto, calma, a música não é sobre nada disso que você está pensando.

Vôo cancelado

Falando em Hartung: o governador achou que ia pousar no PSDB como um tucano da mais nobre plumagem. Foi abatido em pleno vôo.

Meros mortais

Após instaurar sindicância administrativa para apurar suposta concessão irregular de horas extras a servidores entre 2013 e 2016, o prefeito de Barra de São Francisco Alencar Marim (PT), agora, publicou decreto para redução das próprias diárias e do vice-prefeito. Equiparou-as aos valores pagos aos servidores municipais.

Esporte

O deputado estadual José Esmeraldo (PMDB) nem bem voltou à Assembleia Legislativa e já conseguiu emendas parlamentar. Destinou uma grana para execução de cobertura da quadra de esportes da Prainha de Santo Antônio, em Vitória, onde seu filho, Sérgio Sá (PSB), é vice prefeito.

Risco

Uma comissão especial da Câmara de Vila Velha, criada pela vereadora Patrícia Crizanto (PMB), vai realizar estudos das áreas de risco e de vulnerabilidade ambiental do município. A ideia é garantir ações preventivas para evitar acidentes. Crizanto é da região de Morro da Boa Vista, em São Torquato, onde uma pedra gigante rolou no início de 2016 e, por um triz, não causou uma grande tragédia.

Pensamento

“Haverá sempre uma maioria que manda e uma minoria que chora”. Delfim Netto

Mais Lidas